Líder do PT quer CPI do Propinoduto


15/08/2013 16:01 | Da assessoria do deputado Luiz Claudio Marcolino

Compartilhar:

Marcolino (ao microfone) no encontro em Bauru<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg128528.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Luiz Claudio Marcolino (PT) participou, no dia 9/8, do 3º Encontro do Interior do PT, realizado em Bauru. Cerca de 5 mil pessoas, entre lideranças, parlamentares e prefeitos, marcaram presença no evento.

Ao falar em nome da bancada petista da Assembleia, Marcolino destacou as denúncias de formação de cartel em licitações do Metrô e da CPTM, o chamado Propinoduto Tucano, como o fato de maior repercussão no Legislativo. Segundo denúncias divulgadas pela imprensa, foram desviados bilhões de reais dos cofres públicos em superfaturamentos e pagamentos de propina.

Marcolino explicou que a bancada do PT tem insistido na necessidade de uma apuração mais profunda do caso por parte do Ministério Público. Ele informou que os petistas já contam com 26 assinaturas, das 32 necessárias para abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

Disse ainda que foi protocolado no MP pedido de afastamento imediato de agentes públicos do governo estadual envolvidos no caso e também a suspensão dos contratos com as empresas Siemens e Alstom. Marcolino conclamou a todos a defenderem o pedido de CPI.

Presente ao evento, ao falar da conjuntura política vivida pelo país, o ex-presidente Lula disse que o PT não tem medo do povo na rua, mas daqueles que negam a política. Lula também fez críticas à parte da imprensa que, segundo ele, costuma ser parcial na cobertura de fatos políticos.

lcmarcolino@al.sp.gov.br

alesp