Medição de fluxo vai orientar projeto de rotatória em Rio Claro
Começou a ser medido esta semana o fluxo de tráfego na rotatória do viaduto vereador Vitor Lopes Júnior, que liga a rodovia Washington Luís e a avenida Tancredo Neves aos bairros da zona sul de Rio Claro e, no sentido contrário, dá acesso ao terminal de ônibus intermunicipais e ao centro da cidade.
"Esses dados serão fundamentais para definição do tamanho da obra, pois necessitamos de um equipamento não apenas destinado a resolver o problema atual, mas adequado ao crescimento do município e da frota de veículos pelos próximos 20 ou 30 anos", explica o deputado Aldo Demarchi (DEM), integrante da Comissão de Transportes e Comunicação da Assembleia Legislativa.
Nesta quinta-feira, 15/8, ele e o vereador Juninho da Padaria estiveram no local para acompanhar parte do trabalho desenvolvido sob orientação da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). Há cerca de dois meses, ele e o deputado estiveram reunidos com o diretor de investimentos da Artesp, Teodoro de Almeida Pupo Júnior, para discutir, entre outros assuntos, as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que utilizam o trevo e a rotatória. "Na oportunidade, entregamos farto material fotográfico que comprova a expansão urbana naquela região e mostra o trevo congestionado. Felizmente, esse trabalho deu resultado", ressalta o vereador.
A remodelação dos acessos faz parte do lote de intervenções que inclui a construção das avenidas marginais entre os quilômetros 171,5 e 172,5 " nas proximidades da antiga indústria Gurgel " e do quilômetro 173 ao 173,8 " trecho próximo à extinta Faculdade CBTA " da rodovia Washington Luís. Executados pela Centrovias, os projetos das marginais também já foram aprovados pela Artesp. "Agora, entraremos na fase da execução", destaca Demarchi.
Ele recorda que há pouco menos de dois anos a concessionária também executou obras sob a rodovia Washington Luís no cruzamento com a avenida Tancredo Neves para combate a enchentes. Os serviços começaram em outubro de 2010 e envolveram a construção de dois túneis paralelos com 75 metros de extensão e tubos de 4,60 metros de diâmetro (externo) e 4,40 (interno), que garantem vazão suficiente para reduzir as inundações naquela parte da cidade.
ademarchi@al.sp.gov.br
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