Sindicância para apurar violência da PM


19/08/2013 17:14 | Da assessoria do deputado Luiz Claudio Marcolino

Compartilhar:

Luiz Claudio Marcolino (à esq.) em plenário<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg128613.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Luiz Claudio Marcolino, líder da bancada do PT, reclamou, em 15/8, da ação da Polícia Militar que impediu a entrada de populares e parlamentares petistas de entrarem no plenário da Casa.

Segundo o parlamentar, os populares queriam acompanhar a votação da PEC 1/2013, do deputado Campos Machado (PTB), da base aliada do governo, que trata dos poderes do Ministério Público estadual, mas foram informados de que o auditório já estava lotado. Os manifestantes contestaram a informação e disseram desconfiar de que foram impedidos por representarem movimentos sociais. "Foi um ato desrespeitoso à democracia interna dessa respeitosa Casa de Leis", disse Marcolino.

Ele informou que o PT entrará com sindicância para apurar as agressões cometidas pelos policiais contra os deputados que estavam no exercício de suas funções e também contra os manifestantes.

O deputado condenou ainda a repressão da Tropa de Choque contra cerca de 100 manifestantes ligados à CUT e a movimentos sociais, que se concentraram em frente à Assembleia para pressionar contra a PEC e pela abertura de CPI para apurar denúncias de corrupção no Metrô e na CPTM. No início da noite, o grupo foi disperso com balas de borracha. Marcolino exibiu vídeo dessas ações durante a sessão de 15/8.

lcmarcolino@al.sp.gov.br

alesp