CPI das Autopeças recebe nesta terça-feira, diretor-executivo do Procon-SP

Entidade pode fornecer estatísticas sobre reclamações de consumidores
26/08/2013 18:30 | Da Redação: Gabriel Cabral

Compartilhar:


A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) responsável por investigar a eventual cartelização do mercado de autopeças de reposição recebe nesta terça-feira, 27/8, o diretor-executivo da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP), Paulo Arthur Lencioni Goés.

O convite ao dirigente da fundação foi feito porque na última reunião da CPI o representante do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) afirmou não dispor de informações sobre o volume de reclamações acerca da falta de peças no mercado de reposição, e o Procon é o órgão estadual com as estatísticas necessárias para contribuir com as investigações.

Paulo Góes é o diretor-executivo do Procon-SP desde janeiro de 2011, quando foi empossado pelo governador Geraldo Alckmin. Também representa o Estado de São Paulo na Comissão Permanente de Consumidor do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) e é membro titular do Conselho de Orientação e Energia da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Pulo (Arsesp).

Desabastecimento

Uma das suspeitas da comissão presidida por Fernando Capez (PSDB) é que a falta de peças no mercado paralelo esteja sendo provocada para que as pessoas optem pela compra de automóveis novos. No requerimento aprovado pela CPI está clara a necessidade de estatísticas sobre as peças em falta no mercado, incluindo montadora e modelo.

A CPI também estuda o convite a representante do Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic) para recolher informações sobre exatos modelos e peças que são constantemente furtados por quadrilhas especializadas.

Representantes legais das montadoras General Motors, Ford, Fiat e Volkswagen já estiveram presentes à CPI para responder a questionamentos dos parlamentares.

A reunião com a presença de Paulo Arthur Lencione Goés será realizada às 10h30, no plenário Dom Pedro 1º. Além de Capez, fazem parte da CPI os deputados Ramalho da Construção (PSDB), Alencar Santana (PT), Ana Perugini (PT), Beto Trícoli (PV), Marcos Neves (PSB), Jooji Hato (PMDB), Osvaldo Vergínio (PSD) e Alcides Amazonas (PCdoB).

alesp