Apelo à presidência pela continuidade das Apaes


26/08/2013 17:40 | Da assessoria do deputado Roberto Massafera

Compartilhar:

Roberto Massafera<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg128912.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Roberto Massafera (PSDB) apresentou projeto de Moção na Assembleia Legislativa solicitando à presidente Dilma Rousseff que rejeite a proposta de fechamento das Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Já em 2014 elas não poderiam mais receber novos alunos.

A proposta faz parte do texto referência da Presidência da República e Ministério da Educação encaminhado à Conferência Nacional da Educação (Conae). Programada para fevereiro de 2014 em Brasília, a Conae subsidia as políticas de Educação para todo o país.

O eixo VII, número 488 e ítem VII do texto referência do Conae pode suspender, já em 2014, as novas matrículas em organizações filantrópicas como as Apaes, comunitárias e confessionais parceiras do poder público. Em 2018, a matrícula dos alunos deficientes seria feita exclusivamente na rede pública.

"A inclusão não pode ser feita de forma radical, excluindo as Apaes. As escolas precisam de professores preparados para ajudar os alunos com necessidades especiais a se integrarem nas classes comuns. É indispensável que as escolas também estejam preparadas com rampas, elevadores e banheiros adaptados", avaliou Massafera.

O parlamentar alerta que a experiência das Apaes mostra que os alunos com deficiências mais agudas, como os portadores de paralisia cerebral, não conseguem se adaptar ao ensino regular. Eles precisam de um atendimento individualizado em turmas pequenas.

massafera@al.sp.gov.br

alesp