Controle de impacto ambiental no novo Centro Expo Imigrantes


27/08/2013 16:32 | Da assessoria do deputado Beto Trícoli

Compartilhar:

Carlos Cezar, Beto Tricoli, Julio Semeghini e Regina Gonçalves<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg128947.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O governador Geraldo Alckmin assinou, em 21/8, contrato de concessão do Centro de Exposição Imigrantes (Recinto de Exposições Sálvio Pacheco de Almeida Prado) à GL Events Centro de Convenções S.A., empresa que fará a gestão do espaço nos próximos 30 anos. A concessão à iniciativa privada foi aprovada pela Assembleia Legislativa, no final do ano passado. O assunto foi amplamente discutido na Casa e Beto Trícoli (PV) coordenou o debate para a redação de uma emenda aglutinativa, que determinou grande parte dos itens do contrato de concessão.

Entre as propostas do PV, que constam do acordo entre o governo e a concessionária, estão o investimento obrigatório de metade do valor da outorga paga ao Estado " a concessionária deverá pagar R$ 201,5 milhões " em obras e ações de compensação e redução (mitigação) dos impactos ambientais, viários e sonoros, causados pela implantação e exploração da Expo Imigrantes. Além disso, 0,5% do faturamento das novas instalações (pavilhão, hotel, show, eventos) serão destinados ao parque Fontes do Ipiranga. Foram ouvidos o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), o Conselho de Defesa do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (Condepefi) e o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).

Durante as discussões na Assembleia, a emenda estabeleceu uma área de 50 mil m² de amortecimento para o Parque Estadual Fontes do Ipiranga (Pefi) " a proposta original do governo disponibilizava para a Expo Imigrantes uma área de mais de 382 mil m² " que formará um corredor ecológico, protegendo o maior reduto de mata atlântica da cidade.

betotricoli@al.sp.gov.br

alesp