Aumento do desconto no IPVA é discutido em reunião de frente parlamentar

Enquanto São Paulo concede 25% de desconto, Paraná reduz tributo em 40%, e Rio em 75%
28/08/2013 19:14 | Da Redação: Gabriel Cabral Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Reunião de terça-feira, 27/8, da Frente Parlamentar em Apoio a Exploração do Gás Natural no Estado de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg129103.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Orlando Morando, coordenador da frente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg129104.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Aumento do desconto no IPVA é discutido em reunião de frente parlamentar na Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg129105.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Frente Parlamentar em Apoio a Exploração do Gás Natural no Estado de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg129106.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi realizado nesta terça-feira, 27/8, reunião da Frente Parlamentar em Apoio a Exploração do Gás Natural no Estado de São Paulo, sob a coordenação de Orlando Morando (PSDB), para tratar da relação custo-benefício dos carros que utilizam gás natural veicular (GNV) como combustível.

Morando iniciou o encontro defendendo a utilização do GNV e criticou o índice de desconto sobre o IPVA de veículos que utilizam o gás natural no Estado de São Paulo: 25%. De acordo com o deputado, em outros Estados, como o Rio de Janeiro, o desconto chega a 75%.

Ubirajara Sampaio, subsecretário de Petróleo e Gás do Governo do Estado de São Paulo, destacou que não basta os descontos no IPVA para resolver os problemas em questão. Claudio de Faria Muller, representante da Arsesp, lembrou que o preço de fornecimento de gás em São Paulo e em Pernambuco é menor que em outros Estados brasileiros. Discorreu sobre estatísticas econômicas que envolvem o GNV.

Também compareceram representantes das fornecedoras de gás natural do Estado de São Paulo. Sérgio Luis da Silva, diretor de Marketing e Planejamento da Comgás, mostrou dados, gráficos e estatísticas da economia estadual e da Comgás, além de benefícios sob o olhar do consumidor. Sergio afirmou que a empresa está investindo em comunicação e marketing para que os consumidores possam enxergar os verdadeiros benefícios do gás natural.

Encaminhamento de propostas

Francisco José Araújo, assessor do diretor-presidente da Gás Brasiliano, concordou com a fala de Sérgio Silva e afirmou estar à disposição para o que for necessário na busca dos itens discutidos no encontro. Armando Martins Laudório, diretor-geral da Gás Natural Fenosa, apresentou dados de crescimento e queda. Comparou o consumo de São Paulo com o do Rio de Janeiro e afirmou que o estado paulista vende um terço do que é vendido no Rio. "É preciso dar um sinal político de que São Paulo também aposta no GNV".

Luís Claudio Rodrigues de Carvalho, supervisor de fiscalização da Secretaria da Fazenda, falou que cabe a ele estudar o que ouviu para que possa contribuir nos assuntos propostos no evento. "Somos sensíveis ao tema como técnicos tributários e consumidores".

Gabriel Luís, especialista em IPVA, disse que levará as propostas ao secretário. Levantou ainda a questão de novas formas não poluentes de combustível, como o etanol e a eletricidade.

alesp