Ciência e Tecnologia: convite a reitores para falar de dificuldades


28/08/2013 19:59 | Da Redação: Joel Melo Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Reunião desta quarta-feira, 28/8, da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação da Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg129111.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gilson de Souza preside a reunião<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg129112.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão faz convite a reitores para falar de dificuldades <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg129113.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação aprovou nesta quarta-feira, 28/8, a proposta de convite aos reitores das universidades paulistas, a fim de serem ouvidos a respeito de possíveis dificuldades que as universidades enfrentam, principalmente no que se refere à pesquisa.

Na discussão da proposta, todos os deputados falaram da necessidade da comissão investigar onde estão as maiores barreiras para o desenvolvimento tecnológico brasileiro e, na medida do possível, intervir tentando eliminá-las.

O deputado Welson Gasparini (PSDB), reconhecendo o atraso brasileiro, sugeriu que copiássemos o que é bom e avançado nos países que estão se desenvolvendo melhor no mundo. "Infelizmente nós não estamos conseguindo inovar na proporção e na velocidade necessárias. Então vamos copiar. E vamos ver o que os responsáveis por essas áreas, aqui no Brasil, estão fazendo". Gasparini, a partir dessa reflexão, disse que o diálogo com os reitores vai ser muito importante, principalmente porque vai se descobrir que muita coisa certa já está sendo feita na área científica. Gasparini ainda citou que recentemente foi anunciada pelo governador Alckmin, a criação de mais dez áreas de pesquisa científica em nosso Estado.

O deputado Vitor Sapienza (PPS) enfatizou a importância de o administrador ter uma visão global da coisa a se administrar, e falou do risco de o especialista perder essa noção. Sapienza disse que no momento em que os deputados estiverem aprendendo com os reitores, também terão a oportunidade de ensinar. Sapienza disse ainda que não se pode aceitar que um operário alemão, ou chinês, ou americano produza o equivalente a quatro operários brasileiros. Isso se chama produtividade e temos que cobrar não só dos institutos de pesquisa, mas também das universidades. Acabaremos por verificar que as dotações dadas para alguns setores são excessivas, quando comparadas a outras.

Reinaldo Alguz (PV) externou a preocupação com o distanciamento físico que existe entre a indústria e os setores de pesquisa. "Nos outros países, os centros de pesquisa estão dentro das universidades e aqui, no nosso país, a indústria é obrigada a montar o seu próprio centro de pesquisa. É importante que a comissão tente aproximar as universidades das indústrias a fim de possibilitarmos que as universidades se tornem centros de pesquisas com credibilidade", declarou.

Também os deputados Rafael Silva (PDT), Célia Leão (PSDB) e Orlando Bolçone (PSB) concordaram com as razões expostas para os convites aos reitores. Célia Leão ficou incumbida de agendar visita ao reitor da Unicamp para a próxima terça-feira, 3/9, quando outros deputados da comissão acompanharão a deputada.

O deputado Gilson de Souza (DEM) presidiu a reunião.

alesp