Frente em Apoio a Exploração do Gás Natural faz 1ª reunião


29/08/2013 17:47 | Da assessoria do deputado Orlando Morando

Compartilhar:

Orlando Morando (centro) na mesa de trabalhos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg129132.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Após ser lançada em junho deste ano, a Frente Parlamentar em Apoio a Exploração do Gás Natural no Estado de São Paulo, coordenada por Orlando Morando (PSDB), realizou sua primeira reunião, no dia 27/8, na Assembleia Legislativa. A Frente Parlamentar abriu espaço para que representantes dos diversos setores e do governo estadual pudessem expressar como veem o setor e suas perspectivas para o futuro. A pauta da primeira reunião foi a redução do IPVA para veículos de combustível GNV.

Para retomar o consumo de Gás Natural Veicular (GNV), as distribuidoras de gás canalizado do Estado de São Paulo pleiteiam a redução do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para a compra de carros com esse tipo de combustível.

Segundo Orlando Morando, o consumo está "estagnado", sobretudo pela competição com a gasolina e o álcool. "Vemos os efeitos macroeconômicos de controle dos preços da gasolina, que distorcem o mercado e a competitividade com o GNV", disse Morando.

O diretor de Fiscalização da Secretaria da Fazenda, Luiz Claudio Rodrigues de Carvalho, afirmou que levará a reivindicação ao secretário Andrea Calabi, mas disse que a decisão deverá ser "política", levando em consideração a redução de arrecadação que a medida trará. "O GNV já conta com uma carga tributária menor", disse, em relação à gasolina.

omorando@al.sp.gov.br

alesp