Da Tribuna
Moradias populares
Osvaldo Vergínio (PSD) informou que Cajamar e região receberão cerca de 2 mil moradias populares. O parlamentar afirmou ainda ter solicitado ao secretário estadual da Habitação, Silvio Torres, que famílias que vivem em Osasco, em áreas de risco ou próximas a córregos de esgoto, sejam agraciadas com suas moradias próprias. "Espero que isso ocorra o quanto antes para retirar as famílias dessa situação desumana", disse. O parlamentar aproveitou para denunciar cooperativas que, em vez de ajudar os mais pobres a comprarem suas casas, os exploram. (SC)
Posse do novo secretário
Dilador Borges (PSDB) informou que esteve na posse do novo secretário de saúde, o médico infectologista David Uip, que substitui Guido Cerri. Segundo o parlamentar, sem investimentos não há como fazer saúde e citou como exemplo o programa Mais Médicos, do qual muitos médicos inscritos desistiram por falta de condições de trabalho. Ainda, segundo o deputado, o novo secretário é acostumado a trabalhar em lugares com menos recursos. (SC)
Terceirização do 190
"Para furto disque 1, roubo 2, estupro 3 e, se quiser ficar com essa insegurança aperte 45 e continue com o Alckmin", ironizou Major Olimpo (PDT) ao mencionar possível terceirização do 190, número de emergência da polícia. Ainda segundo o parlamentar, há 187 dias deveria ter chegado à Casa o PL que reajusta o salário de policiais e agentes penitenciários do Estado. Diante disto, segundo Olimpio, se nada for acordado os policiais em assembleia definirão um posicionamento. (SC)
Santas casas
"Parece que o governo federal e o Ministério da Saúde são insensíveis aos problemas das santas casas", disse Welson Gasparini (PSDB). O deputado discorreu sobre os problemas nos hospitais beneficentes e pediu ao governo federal que tome providências para sanar a crise. "As santas casas têm R$ 11 bilhões em dívidas e isso acaba gerando mau atendimento." Gasparini ainda afirmou que a tabela SUS não é corrigida há dez anos. "Não é possível que esta situação permaneça", finalizou. (GA)
Reivindicações
Edson Ferrarini (PTB) informou que, no dia 5/9, esteve presente em um evento com o governador Geraldo Alckmin e reivindicou o reajuste salarial para policiais e a criação de um centro de apoio para servidores da área de segurança pública em reabilitação. "Enquanto o policial estiver em reabilitação ele será atendido no centro de apoio", disse. (GA)
Crimes
Jooji Hato (PMDB) comentou o caso do boliviano que foi esfaqueado por cinco bandidos no bairro da Mooca, capital, no dia 4/9. Destacou os crimes que vêm ocorrendo na cidade. Segundo o deputado, o governo precisa tomar medidas para combater a criminalidade. Hato ainda recordou o assassinato do garoto boliviano Brian Capcha. "A violência afugenta o desenvolvimento do país e isto não pode ocorrer", disse. (GA)
Apaes
Ed Thomas (PSB) falou da grande ação em defesa das Apaes do Estado de São Paulo. Thomas informou que, no dia 6/9, estará presente em uma audiência com o governador Geraldo Alckmin, para a escolha de veículos de acessibilidade para educação especial. O parlamentar parabenizou o governo do Estado pela iniciativa de apoiar a educação especial. (GA)
Transtorno psíquico
Edson Ferrarini (PTB) discorreu a respeito do caso do jovem Marcelo Pesseghini, que tem sido apontado como assassino de sua própria família, e levantou a hipótese de que o garoto de 13 anos não foi apenas influenciado por jogos de video-games violentos, como também por algum transtorno psíquico. "A psiquiatria ainda não consegue identificar completamente os transtornos e anomalias cerebrais. Podemos educar bem nossos filhos, mas quando eles sofrem de transtornos mentais, não há controle", lamentou. (VF)
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Alesp recebe audiência pública em defesa dos servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Alesp aprova e estado de SP terá novo serviço de fiscalização de alimentos de origem vegetal
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações