Da Tribuna


05/09/2013 18:44 | Da Redação

Compartilhar:


Moradias populares

Osvaldo Vergínio (PSD) informou que Cajamar e região receberão cerca de 2 mil moradias populares. O parlamentar afirmou ainda ter solicitado ao secretário estadual da Habitação, Silvio Torres, que famílias que vivem em Osasco, em áreas de risco ou próximas a córregos de esgoto, sejam agraciadas com suas moradias próprias. "Espero que isso ocorra o quanto antes para retirar as famílias dessa situação desumana", disse. O parlamentar aproveitou para denunciar cooperativas que, em vez de ajudar os mais pobres a comprarem suas casas, os exploram. (SC)

Posse do novo secretário

Dilador Borges (PSDB) informou que esteve na posse do novo secretário de saúde, o médico infectologista David Uip, que substitui Guido Cerri. Segundo o parlamentar, sem investimentos não há como fazer saúde e citou como exemplo o programa Mais Médicos, do qual muitos médicos inscritos desistiram por falta de condições de trabalho. Ainda, segundo o deputado, o novo secretário é acostumado a trabalhar em lugares com menos recursos. (SC)

Terceirização do 190

"Para furto disque 1, roubo 2, estupro 3 e, se quiser ficar com essa insegurança aperte 45 e continue com o Alckmin", ironizou Major Olimpo (PDT) ao mencionar possível terceirização do 190, número de emergência da polícia. Ainda segundo o parlamentar, há 187 dias deveria ter chegado à Casa o PL que reajusta o salário de policiais e agentes penitenciários do Estado. Diante disto, segundo Olimpio, se nada for acordado os policiais em assembleia definirão um posicionamento. (SC)

Santas casas

"Parece que o governo federal e o Ministério da Saúde são insensíveis aos problemas das santas casas", disse Welson Gasparini (PSDB). O deputado discorreu sobre os problemas nos hospitais beneficentes e pediu ao governo federal que tome providências para sanar a crise. "As santas casas têm R$ 11 bilhões em dívidas e isso acaba gerando mau atendimento." Gasparini ainda afirmou que a tabela SUS não é corrigida há dez anos. "Não é possível que esta situação permaneça", finalizou. (GA)

Reivindicações

Edson Ferrarini (PTB) informou que, no dia 5/9, esteve presente em um evento com o governador Geraldo Alckmin e reivindicou o reajuste salarial para policiais e a criação de um centro de apoio para servidores da área de segurança pública em reabilitação. "Enquanto o policial estiver em reabilitação ele será atendido no centro de apoio", disse. (GA)

Crimes

Jooji Hato (PMDB) comentou o caso do boliviano que foi esfaqueado por cinco bandidos no bairro da Mooca, capital, no dia 4/9. Destacou os crimes que vêm ocorrendo na cidade. Segundo o deputado, o governo precisa tomar medidas para combater a criminalidade. Hato ainda recordou o assassinato do garoto boliviano Brian Capcha. "A violência afugenta o desenvolvimento do país e isto não pode ocorrer", disse. (GA)

Apaes

Ed Thomas (PSB) falou da grande ação em defesa das Apaes do Estado de São Paulo. Thomas informou que, no dia 6/9, estará presente em uma audiência com o governador Geraldo Alckmin, para a escolha de veículos de acessibilidade para educação especial. O parlamentar parabenizou o governo do Estado pela iniciativa de apoiar a educação especial. (GA)

Transtorno psíquico

Edson Ferrarini (PTB) discorreu a respeito do caso do jovem Marcelo Pesseghini, que tem sido apontado como assassino de sua própria família, e levantou a hipótese de que o garoto de 13 anos não foi apenas influenciado por jogos de video-games violentos, como também por algum transtorno psíquico. "A psiquiatria ainda não consegue identificar completamente os transtornos e anomalias cerebrais. Podemos educar bem nossos filhos, mas quando eles sofrem de transtornos mentais, não há controle", lamentou. (VF)

alesp