Consórcio se organiza para combater poluição de Rio Preto


02/10/2013 11:03 | Da assessoria do deputado Orlando Bolçone

Compartilhar:

Orlando Bolçone<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg130571.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A preservação do rio Preto, que passa por 16 municípios da região Noroeste e tem mais de cem quilômetros de extensão, foi o tema do pronunciamento feito por Orlando Bolçone (PSB), na tribuna. Bolçone participou de um grupo de ambientalistas que percorreu o rio, entre os municípios de Palestina e Pontes Gestal, para checar a qualidade da água.

A iniciativa da delegada regional de Turismo, Célia Gomes, teve o apoio da CETESB, Polícia Militar Ambiental, Comitê da Bacia Hidrográfica Turvo-Grande e prefeituras de Rio Preto, Palestina, Nova Granada e Pontes Gestal. "O rio Preto vive hoje duas realidades diferentes: no trecho que percorremos é limpo e tem água cristalina em sua maior parte, mas em outros pontos, sofre com a poluição".

O deputado mostrou fotos publicadas pelos jornais, que mostram uma parte do rio, entre os municípios de Ipiguá e São José do Rio Preto, totalmente tomada por lixo e entulho. São seis bolsões de lixo. "São garrafas plásticas, capacetes, vidro, isopor e até colchões.As pessoas conseguem andar sobre a água, tamanha a quantidade de lixo despejado". Bolçone disse que as cidades estão articulando a formação de um consórcio intermunicipal para limpeza das margens do rio Preto e outras ações de combate à poluição. "O rio Preto abastece boa parte dos municípios da região. "Sua preservação é crucial. Tem que ser uma ação única, coesa", observou.



orlandobolcone@al.sp.gov.br

alesp