Lançada Frente Parlamentar em Defesa dos Comerciários

1º Encontro Regional é realizado na Assembleia
03/10/2013 19:14 | Da Redação

Compartilhar:


A Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Comerciários, lançada em 21/8, na Câmara dos Deputados, sob a presidência do deputado federal Roberto Santiago (PSD-SP), promoveu, nesta quinta-feira, 3/10, o 1º Encontro Regional da frente no Parlamento paulista, abrindo uma série de encontros regionais que a lançarão em todos os Estados do país.

A frente, agora instituída na Assembleia Legislativa, é coordenada pelo deputado Carlão Pignatari (PSDB), e tem como objetivo fortalecer, difundir e potencializar ações em defesa dos direitos dos trabalhadores comerciários, a maior categoria profissional do Brasil, com um contingente de 12 milhões de pessoas, quase três milhões somente no Estado de São Paulo.

A criação da frente reforça a aplicação da Lei 12.790, sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 15/3, que regulamentou a profissão de comerciário. A pauta mínima da frente engloba itens como a proibição de caixa de supermercado exercer função de empacotador concomitantemente, o fim do trabalho aos domingos, a despedida imotivada, a extinção do fator previdenciário, a jornada de trabalho de 40 horas semanais e a participação nos lucros da empresa.

Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), lembrou que a categoria dos comerciários é a maior do Brasil, mas é também aquela com mais problemas, como elevado índice de informalidade e precariedade. Levi Fernandes Pinto, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC), também citou os problemas enfrentados pela categoria, enfatizando a necessidade de que haja união para o enfrentamento dos desafios que se apresentam. A importância de a frente fomentar um elo entre o parlamento e a categoria, foi ressaltada por Luis Carlos Motta, presidente da Federação dos Comerciários e representante de todas as federações da categoria.

A Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Comerciários trabalha de acordo com uma nova estratégia, afirmou o deputado federal Roberto Santiago. Segundo ele, trata-se de instituir o debate dentro dos Parlamentos, permitindo uma efetiva representatividade à categoria. "Vamos propor um novo modelo ao movimento sindical brasileiro: a discussão dentro do poder", observou. Santiago destacou o fato de que a frente figurará em todos os Estados do país e afirmou que em março do próximo ano haverá o 1º Encontro Nacional.

"A aproximação dos comerciários aos parlamentares é fundamental", ressaltou o deputado Carlão Pignatari, que considerou o encontro um "dia histórico", na medida em que inicia um importante movimento de trabalho em prol da maior categoria do Brasil.

O encontro contou com a presença dos deputados Edson Ferrarini (PTB), Itamar Borges (PMDB) e João Paulo Rillo (PT), além de vereadores de diversos municípios de São Paulo e representantes de sindicatos dos comerciários de todo o Estado.

alesp