Semana da Saúde irá abordar conscientização e qualidade de vida

Profissionais promovem ações contra a má alimentação, obesidade, diabetes, má postura e halitose
08/10/2013 19:40 | Da Redação: Gabriel Cabral Fotos: Yara Lopes

Compartilhar:

Amélia Lins<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg130815.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Rikio , Amelia Lins, Sergio Duailibi e Marisa Fernandes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg130816.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Rikio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg130817.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marisa Fernandes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg130818.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sergio Duailibi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg130819.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia recebe no Hall Monumental, de 15 a 18/10, mais uma edição da Semana da Saúde, que integra o Programa Qualidade de Vida, organizado pela Divisão de Recursos Humanos (DRH-Alesp). A semana, que reúne ações para promoção da saúde, acontece uma vez ao ano. As atividades serão oferecidas aos funcionários, terceirizados e à população que estiver passando pela Casa nos dias do evento. Os atendimentos acontecerão de manhã e à tarde.

Sergio Duailibi, coordenador da Divisão de Saúde, contou ao Diário da Assembleia que o evento terá novidades, além das ações que já eram realizadas nas edições anteriores do encontro, como medida de peso e de perímetro abdominal, massa corpórea, coleta de sangue para medição de açúcar, triglicérides e colesterol. Falou de novidades, como o agendamento para consultas daqueles que tiverem alterações. Caso necessário, as pessoas também serão direcionadas ao programa necessário.

Cuidado com o sal

Nutricionistas estarão no encontro ensinando dietas para doenças crônicas e falarão sobre o consumo excessivo de sal, que gera alteração na pressão arterial, e ensinará temperos alternativos saudáveis e saborosos. Além de disponibilizar uma amostra de ervas aromáticas, também serão entregues pequenos lanches naturais para ensinar o que se pode trazer ao trabalho. Oftalmologistas também estarão fazendo exames preventivos de glaucoma e outras doenças que acompanham a diabetes. Duailibi ressaltou que a média de funcionários da Assembleia tem entre 45 e 55 anos e devem ter atenção.

Obesidade

Marisa Fernandes da Silva Spinardi, gestora da Divisão de Saúde, observou que os programas que surgem são, muitas vezes, observações que são realizadas durante o próprio evento, como a obesidade, que acordo com a doutora, abrange 40% dos funcionários que compareceram à Semana da Saúde 2012. Duailibi contou sobre o programa piloto que está dando certo e que é voltado aos voluntários que sofrem com a obesidade. Marisa falou das novidades sobre os lanches e as massagens que haverá no evento, organizados com o apoio do Sindicato dos Servidores Públicos da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (Sindalesp), Associação dos Funcionários da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Afalesp) e da Cooperativa de Crédito Mútuo dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Cooperalesp).

Mobiliário adequado

Na linha preventiva, a semana abordará o tema postura, simulando com o próprio público a melhor forma de se posicionar no ponto de trabalho, lembrou a doutora Maria Amélia Lins, doutura e coordenadora do Serviço de Medicina do Trabalho. Lins comparou os problemas que havia quando as ações de prevenção não aconteciam e do resultado que surgiu após as instruções adequadas. Lembrou que o uso de material não adequado para postura traz tensões musculares e outras dores.

Saúde bucal

A saúde bucal abordará halitose, contou o gestor da Saúde Bucal, doutor João Rikio Sakuda, que destacou o âmbito social que a halitose afeta. "Estatísticas mostram que 100% das pessoas terão em algum momento da vida problema com halitose." Sakuda contou que na semana terá exames para medir a halitose, que tem como principal característica o mau hálito que traz. Após descoberto o diagnóstico, Rikio disse que é necessário uma consulta detalhada para que seja trabalhado o tratamento, que, de acordo com o médico, é simples. Falou da ação que farão com a creche da Assembleia, com a aplicação de flúor na dentição dos pequenos cidadãos.

Quando questionado sobre os resultados que buscam, Duailibi destacou a qualidade de vida e Sakuda a prevenção. Marisa disse desejar levar até as pessoas a conscientização das doenças, dos problemas que os afetam e ações que cada um tomará. "Vamos dar os instrumentos para que a pessoa decida o que ela vai fazer. Isso não é promoção de saúde, é produção de saúde", finalizou Spinardi.

alesp