Moção para caso de ativista presa na Rússia


09/10/2013 09:19 | Da assessoria da deputada Regina Gonçalves

Compartilhar:

Reunião do Colégio de Líderes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg130790.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na reunião do Colégio de Líderes da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, 8/10, a deputada Regina Gonçalves (PV), líder do partido na bancada, propôs ao presidente da Assembléia paulista, deputado Samuel Moreira, e aos líderes dos demais partidos, moção sobre o caso da bióloga brasileira, Ana Paula Alminhana Maciel, de 31 anos, presa na Rússia por participar de um protesto pacífico em defesa do meio ambiente.

No dia 18 de setembro, a bióloga, outros 28 ativistas e dois jornalistas participaram de um protesto pacífico do Greenpeace no Ártico e foram detidos, com a acusação de pirataria marítima, feita pelo governo russo.

Todos os ativistas estão detidos em prisão preventiva e, caso condenados, podem pegar até 15 anos de prisão. O objetivo do protesto era alertar o mundo sobre os riscos da exploração de óleo no Ártico, um dos ecossistemas mais frágeis e ameaçados do planeta, que também sofre as conseqüências das mudanças climáticas.

Em reunião com os líderes, a deputada apresentou o caso e, dada à gravidade da questão, solicitou urgência de manifestação da Casa parlamentar. Assim, foi proposta a elaboração de moção a ser encaminhada à Presidência da República, para que determine ao Ministério das Relações Exteriores e aos ministérios afins, a adoção de providências urgentes para que a situação seja resolvida, com a absolvição e a liberação de Ana Paula e todos os demais ativistas detidos pelo comitê de investigação russo pelo suposto crime de pirataria.

reginagoncalves@al.sp.gov.br

alesp