Cadastro Ambiental Rural


11/10/2013 16:27 | Da assessoria do deputado Beto Tricoli

Compartilhar:

Beto Tricoli e Aspásia Camargo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg130931.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Beto Trícoli (PV) defendeu esta semana que a implantação do Cadastro Ambiental Rural, em âmbito nacional, poderá ser um marco importante no auxílio aos proprietários de terras nas questões ligadas ao meio ambiente, principalmente no que chamou de "conciliação entre atividades agrícolas e preservação da natureza".

O parlamentar falou durante o I Encontro Nacional das Frentes Parlamentares Ambientalistas das Assembleias Legislativas, que terminou nesta sexta-feira, 11/10, em Salvador (BA).

O evento reuniu parlamentares, técnicos e ambientalistas de todo o país, que durante dois dias discutiram as questões ligadas ao Cadastro (CAR) e as ações nacionais que exigem o cumprimento do Código Florestal.

Beto falou também sobre a implantação do CAR em São Paulo, lançado oficialmente em maio deste ano e que deve cadastrar cerca de 330 mil propriedades rurais, via internet, até 2016.

O deputado Beto Tricoli é coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista e representou a Assembleia Legislativa no evento. Em seu pronunciamento, o deputado lembrou que apesar de São Paulo já ter se adiantado no início desse levantamento, muitos Estados ainda não aderiram à medida, incluindo o próprio Ministério do Meio Ambiente, que ainda precisa publicar um decreto para formalizar a criação do CAR nacional.

O Cadastro Ambiental Rural foi criado no final do ano passado, a partir da implantação do Novo Código Florestal e se constitui em uma base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

De acordo com Beto Trícoli, o cadastro vai ajudar a mensurar o déficit de área legal no país. "Teremos uma visão real da situação via satélite e, a partir dessas informações, será possível evoluir para outras políticas, como por exemplo a regularização ambiental de propriedades", declarou durante o encontro.

Beto defendeu ainda a adesão de todos os Estados ao CAR e disse estar preocupado com a visão de alguns setores de que esse cadastro venha a ter um caráter punitivo. O deputado defendeu uma visão positiva do CAR, valorizando aqueles donos de terras que respeitam as questões ambientais. "A legislação ambiental tem que servir para educar e não apenas para punir, sob pena de não conseguirmos implantar um levantamento ambiental sério e confiável em nosso país", afirmou.

betotricoli@al.sp.gov.br

alesp