Denúncias de abuso em reintegração de posse em Penápolis


21/10/2013 17:35 | Da assessoria do deputado João Paulo Rillo

Compartilhar:

Rillo no acampamento Argentina Maria, em Promissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg131460.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Denúncias dos sem-terra do acampamento Argentina Maria, em Penápolis, serão apresentadas por João Paulo Rillo (PT) à Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa. Os acampados relataram abusos pelas autoridades no dia 17/10, na reintegração de posse da área que ocupavam na Estrada Municipal Ubirajara Barbosa de Carvalho.

O deputado Rillo reuniu-se com o superintendente do Incra em São Paulo, Wellington Diniz Monteiro, alertando-o sobre as denúncias de abusos e questionando sobre a situação do processo de reforma agrária no local. "Vamos apurar as denúncias de arbitrariedade na Assembleia", assegurou Rillo.

O deputado esteve, em 18/10, com os acampados no assentamento Augusto Boal, em Promissão, onde estão alojados os sem-terra de Penápolis. Luzia Alves de Oliveira conta que no dia da reintegração foi ameaçada por policiais militares de levar um tiro. "Era para eu me calar", relembra.

Os acampados, segundo relatos, foram impedidos de desarmar os barracos, restando móveis e colchões na mudança. São 32 famílias que reclamam há mais de oito anos uma área de 500 alqueires. "O Incra não podia ter deixado de acompanhar a reintegração", argumenta Luís Carlos, companheiro de Luzia.

Rillo informou que o processo de desapropriação da área do acampamento Argentina Maria está adiantado, faltando só a assinatura da presidenta Dilma para a conclusão. Participou da reunião no assentamento Boal o secretário de agricultura do município de Promissão, Claudio Correa Dadazio.

joaopaulorillo@al.sp.gov.br

alesp