Criação de secretaria estadual para mulheres


22/10/2013 15:52 | Da assessoria da deputada Ana Perugini

Compartilhar:

Palestra de Perugini na câmara de Sumaré<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg131539.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"Nós não temos assistência do Estado para fazer cumprir a Lei Maria da Penha, não temos equipamentos preparados para lidar com a violência que as mulheres vêm sofrendo e aplicar a punição adequada. Esse é um dos motivos pelos quais pedimos a criação de uma secretaria estadual para mulheres no Estado de São Paulo", argumentou Ana Perugini (PT), ao participar do encontro de mulheres, na Câmara Municipal de Sumaré, na última sexta-feira, 18/10. Ela atendeu convite do vereador vereador Ulisses Gomes.

Perugini, em sua fala, abordou igualdade de gêneros, participação na política, educação, saúde, violência contra a mulher e o aumento dos registros de estupros na região e no Estado, cujos índices subiram 157% em quatro anos, de acordo com o Ministério da Saúde. Em Sumaré, segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública, de janeiro a agosto, foram registradas três tentativas de homicídio, 58 estupros e 343 casos de lesão corporal dolosa.

Diante dos números expostos, a deputada discorreu sobre a criação de frentes regionais de combate à violência em defesa dos direitos das mulheres, que já aconteceu em Campinas, na Região Metropolitana de Campinas e em Piracicaba, no aglomerado de Piracicaba. Na região do ABCD paulista os trabalhos para o lançamento também foram iniciados. "No dia 23 de outubro, levaremos as demandas desses encontros à Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários, da Assembleia Legislativa, em audiência pública", afirmou.

aperugini@al.sp.gov.br

alesp