" />" /> Imprensa de resistência à ditadura é tema da Comissão da Verdade

Imprensa de resistência à ditadura é tema da Comissão da Verdade

Dom Angélico, editor do semanário "O São Paulo", contou à comissão perseguição sofrida
23/10/2013 19:01 | Da Redação Fotos: Roberto Navarro

Compartilhar:

Reunião da Comissão da Verdade desta quarta-feira, 23/10 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg131655.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Adriano Diogo e Dom Angelico  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg131658.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gilberto Nascimento e Douglas Mansur  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg131656.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares e autoridades presentes <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg131657.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Julio Lancellotti e Douglas Mansur  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg131659.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão da Verdade aborda imprensa de resistência à ditadura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg131660.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Comissão da Verdade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg131661.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão estadual da Verdade Rubens Paiva, presidida pelo deputado Adriano Diogo, ouviu, nesta quarta-feira, 23/10, o bispo Dom Angélico Sândalo, que testemunhou sobre sua participação na imprensa na época da ditadura e suas vicissitudes.

Dom Angélico iniciou a carreira de jornalista no Diário de Notícias de Ribeirão Preto, ocasião em que foi convocado pelo Comando do 2º Exército a dar explicações sobre as notícias publicadas no jornal. Posteriormente, veio para São Paulo onde passou a editar o semanário da diocese "O São Paulo". Contou que a ditadura falsificou um número do jornal em que publicou suposta entrevista de Dom Paulo Evaristo Arns em que ele se "desculpava" e fazia uma revisão de sua conduta em defesa dos oprimidos.

O jornal, de acordo com Dom Angélico, se posicionava claramente a favor dos oprimidos e explorados da sociedade, em prol da liberdade, da misericórdia e da compaixão.

Em 26/6/1976, conta Dom Angélico, o jornal recebeu comunicado do ministro da Justiça sobre a implantação da censura prévia. A partir daí, muitas foram as tentativas de burlar a censura. Dom Angélico mostrou diversas manchetes do jornal, além de outras publicações, como o jornal "Grita Povo", teses e folhetos.

Participaram da reunião representantes da igreja, jornalistas da época, ex-militantes e ex-presos políticos, como Douglas Mansur, Gilberto Nascimento, Anivaldo Padilha e padre Julio Lancellotti.

"Precisamos nos colocar decididamente na defesa dos pobres e explorados, vítimas do capitalismo liberal", concluiu o bispo.

alesp