Membros da Comissão de Educação e Cultura tentam audiência com reitor da USP

Reitor considera informações para convocação genéricas, impedindo exercício do contraditório
23/10/2013 18:59 | Da Redação: Josué Rocha Fotos: Maurício de Souza

Compartilhar:

Deputados da comissão estiveram na USP  para tentar uma audiência com o reitor João Grandino Rodas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg131668.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Giannazi <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg131669.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alberto Carlos Amadio e deputados da Comissão de Educação e Cultura <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg131670.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Estudantes acompanham a visita <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg131671.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados da Comissão de Educação e Cultura na entrada do edifício da Reitoria  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg131672.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> .<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg131673.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os deputados Carlos Giannazi (PSOL), João Paulo Rillo (PT) e Alcides Amazonas (PCdoB), integrantes da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia paulista, estiveram na Universidade de São Paulo (USP) na manhã desta quarta-feira, 23/10, para tentar uma audiência com o reitor daquela universidade, João Grandino Rodas. A visita que buscou, sem sucesso, a oitiva do reitor atendeu à convocação feita pela comissão para que o reitor prestasse esclarecimentos sobre o processo de criminalização e perseguição que teria sido promovido pela reitoria da USP contra estudantes, funcionários e professores e sobre denúncias de improbidade administrativa nos anos de 2009 a 2011, que deram origem a ação movida pelo Ministério Público estadual.

Contraditório

O reitor, por meio de sua chefia de gabinete, esclareceu em ofício, datado de 22/10 e dirigido ao presidente da comissão, João Paulo Rillo, que o prazo regimental estabelecido para atendimento à convocação de autoridades pela Assembleia paulista é de 30 dias. "Ademais as informações constantes do ofício são genéricas e impedem o exercício pleno do contraditório, constitucionalmente garantido, uma vez que dificultam a coleta de dados e informações aptos a esclarecer as dúvidas existentes", diz o documento.

O ofício esclarece que "quando os mesmos forem especificados, o prazo de 30 dias, poderá ter início". Lembra, ainda, "que a Reitoria da Universidade de São Paulo encontra-se indevidamente ocupada, o que impede o Reitor de receber quaisquer pessoas".

Mobilização

Os parlamentares da comissão legislativa, estiveram com estudantes grevistas que ocupam o prédio da reitoria da universidade e os parabenizaram pela mobilização. "É importante chamar a atenção da sociedade para a falta de democracia e a arbitrariedade dentro da universidade. Há suspeitas de improbidade administrativa, malversação de recursos públicos e denúncias de procedimentos administrativos abusivos contra funcionários, mas o reitor, embora convocado pela Assembleia Legislativa, não comparece para ser ouvido pelos parlamentares", disse Giannazi.

Os estudantes elogiaram a participação dos deputados no movimento estudantil. Dentre outras reivindicações, eles destacaram o fim da lista tríplice para a escolha do reitor, situação em que três nomes são levados ao governador para que ele manifeste sua escolha. Marcela e Gustavo Rego, do diretório acadêmico estudantil, lamentaram a ausência do reitor num momento de crise como o atual.

Para João Paulo Rillo a recusa do reitor em prestar contas e receber os membros da Assembleia Legislativa se configura em uma afronta ao Parlamento.

alesp