Aprovado título de utilidade pública para Teatro do Kaos


25/10/2013 17:42 | Da assessoria da deputada Telma de Souza

Compartilhar:


Foi publicada nesta quinta-feira, 24/10, no Diário Oficial do Estado, a promulgação da Lei 15.175/2013, fruto de projeto de Telma de Souza (PT), que dá o título de utilidade pública ao grupo Teatro do Kaos, de Cubatão. Entre outras coisas, a medida permite que a entidade, sem fins lucrativos, firme uma série de convênios com o poder público estadual, com o objetivo de promover a cultura também como forma de inclusão social.

Fundado em 11 de janeiro de 1997, o Teatro do Kaos, além de formar novos atores e diretores, é o responsável por organizar dezenas de espetáculos a cada ano, que, inclusive, contam com atores renomados do cenário nacional. O grupo ainda organiza, anualmente, a encenação Caminhos da Independência, que já integra o calendário de eventos do Estado de São Paulo e é referência na Baixada Santista.

"É a realização de um sonho. Agradecemos a deputada Telma por viabilizar esse acontecimento que, com certeza, abrirá muitas portas para expandirmos o grupo e ampliarmos as possiblidades de inclusão através da Cultura na Baixada Santista", destacou o produtor e coordenador do Teatro do Kaos, Lourimar Vieira.

O Teatro do Kaos é, ainda, responsável pela organização do Festkaos, que já teve duas edições realizadas, uma em 2012 e outra em 2013. Neste ano, o festival contou com mais de 100 peças inscritas, vindas de 38 cidades de 11 estados brasileiros. Houve também inscrições de grupos da Argentina e de Moçambique.

Considerada madrinha do Festkaos, Telma destinou R$ 125 mil em emendas parlamentares para garantir a realização das duas edições do evento. "Só a cultura é verdadeiramente revolucionária. É um dos pilares fundamentais de uma sociedade, pois proporciona o conhecimento e estimula o pensamento crítico", salientou a deputada.

alesp