Divisão faz balanço da Semana de Saúde

Programa de prevenção vai ter foco em doenças associadas ao sobrepeso
25/10/2013 20:48 | Da Redação

Compartilhar:

Sérgio Dualibi durante entrevista ao Diário da Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg131861.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sérgio Dualibi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg131862.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Divisão de Saúde e Assistência ao Servidor (DSAS) promove, no âmbito do Programa Qualidade de Vida, do Departamento de Recursos Humanos, a Semana de Saúde que, este ano, aconteceu entre os dias 15 e 17 de outubro. O objetivo do evento é conscientizar deputados e funcionários da Assembleia a respeito da importância de comportamentos saudáveis e da promoção e prevenção em saúde.

Em sua 15ª edição, a Semana da Saúde coletou dados relacionados principalmente aos fatores de risco cardiovascular. Os participantes " cerca de 700 pessoas " tiveram avaliados a pressão arterial, a glicemia, o colesterol total, o índice de massa corpórea, a circunferência abdominal e a preexistência de fatores de risco, como diabetes e tabagismo. Houve também triagem oftalmológica, de orientação postural e de saúde bucal.

Mais participantes

De acordo com Sérgio Marsiglia Duailibi, médico do trabalho e coordenador do Serviço de Saúde da Assembleia, alguns resultados coletados na Semana da Saúde chamaram especialmente a atenção. "Primeiro, nos alegrou muito o grande número de participantes desta edição, bem maior do que o da passada", comemorou. O número total de participantes da edição de 2012 foi de 385 pessoas. Esta edição teve um aumento de aproximadamente 70%. "Mas nos surpreendemos com o elevado índice de pessoas que apresentaram sobrepeso", observou. Mais de 70% da população da Alesp apresenta sobrepeso, índice acima da média nacional. Duailibi atribui o problema a vários fatores, entre eles o fato de que a faixa etária do funcionário da Assembleia é elevada, em função do grande espaçamento de concursos e, especialmente, ao fato de que a maioria dos servidores da Casa não é adepta da atividade física.

"Este resultado demonstra que o funcionário da Assembleia possui alto risco de doenças associadas ao sobrepeso", informou o coordenador. "As pessoas que apresentaram o sobrepeso já foram encaminhadas aos Programas de Saúde que existem no DSAS: o de Prevenção e Controle do Risco Cardiovascular, o de Incentivo ao Abandono do Tabagismo e o de Check-up", explicou Duailibi, que anunciou a pretensão de estender para toda a Casa programas de controle de doenças associadas à nutrição, como educação física, orientação nutricional, fisioterapia, com a participação de profissionais de diversas áreas, como médicos, educadores físicos, enfermeiras, nutricionistas e fisioterapeutas.

Plano piloto

Em 2013, foi realizado plano piloto na Alesp de controle de doenças associadas à nutrição, em parceria com a Secretaria da Saúde, com a participação de 22 pessoas. "Os resultados foram muito positivos", revelou Duailibi: mais de 80% das pessoas apresentaram mudanças de comportamento, iniciando atividades físicas e alterações na alimentação. "O objetivo é trazer o pessoal da Casa para participar dos programas", disse, lembrando que como o funcionário da Assembleia não é celetista, não tem a obrigação de realizar exames periódicos. "Boa parte da população da Alesp não adere a esses programas; queremos mudar este quadro", declarou.

O coordenador do Serviço de Saúde disse, também, que pretende estabelecer uma conversa entre a Divisão de Saúde e as chefias da Casa para implementar um cronograma ao longo do ano de forma que, gradualmente, e de acordo com a possibilidade de horários, os funcionários sejam liberados para participar dos programas. Duailibi considera fundamental que profissionais como nutricionistas, educadores físicos e fisioterapeutas integrem os programas. "Nosso foco é preventivo; para isso, o engajamento dos funcionários e a participação de profissionais de diversas áreas é fundamental", concluiu.

alesp