Em defesa dos pescadores e do meio ambiente


29/10/2013 14:19 | Da assessoria do deputado Sebastião Santos

Compartilhar:

Sebastião Santos (sentado, 1º à esq.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg131865.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"Em 40 anos como pescador nunca vi tanta morte no mar." Foi com esse depoimento do pescador Jair Amorim que o deputado Sebastião Santos (PRB) começou a reunião em 24/10, na cidade de Santos, com profissionais do setor. O parlamentar esteve na Colônia Z3 para conversar com os pescadores que estavam há uma semana sem trabalhar devido ao incêndio nos galpões da empresa Copersucar, no porto de Santos, em 18/10. Metal e açúcar derreteram e caíram no mar causando a morte de milhares de peixes e outras espécies marinhas. Os pescadores estão desesperados.

Sebastião Santos é membro atuante da Frente Parlamentar da Pesca e Aquicultura e da Comissão Permanente de Meio Ambiente e já está elaborando relatório inicial dos danos causados pelo incêndio. "Na próxima semana vou apresentar o problema à comissão e à frente parlamentar e formaremos um grupo de estudos para apurar os danos ao ecossistema local.", afirmou o deputado.

A Colônia Z3 é formada por cerca de 250 pescadores. Com o deputado, também esteve o superintendente federal do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) do Estado de São Paulo, Marcos Alves Pereira, e a responsável pelo escritório regional do MPA de Santos, Diana Gurgel.

O superintendente do MPA disse que levará as informações para o ministro Marcelo Crivella, que nos próximos dias deve tomar uma posição emergencial.

Com a catástrofe, até a venda de peixes no mercado municipal caiu 30% na primeira semana. "O consumidor está com medo de comer peixe envenenado", disse.

sebastiaosantos@al.sp.gov.br

alesp