Solene homenageia os dez anos do Consea

Alimentação adequada é direito humano segundo a Constituição
29/10/2013 18:20 | Da Redação Fotos: Márcia Yamamoto

Compartilhar:

Os dez anos do Consea são homenageados na Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg131918.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lílian dos Santos Rahal, Maria Emilia Lisboa Pacheco, Professor Tito, Gilson Pereira Mendes e Wellington Diniz Monteiro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg131923.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dez anos do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg131919.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Wellington Diniz Monteiro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg131921.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> .<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg131922.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os dez anos do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) foram comemorados em sessão solene realizada nesta sexta-feira, 25/10, no Parlamento paulista. O deputado Francisco Campos Tito (PT) justificou sua iniciativa, ressaltando que as ações sociais e o trabalho exercido pela entidade no combate à fome é uma causa nobre.

O parlamentar afirma que o Consea é um "divisor de águas" na implantação de políticas públicas eficazes no combate às desigualdades sociais, à fome e à miséria. "Não existe uma país rico com um povo miserável, não existe um país desenvolvido às custas da miséria de um povo", afirmou Tito.

Maria Emília Lisboa, presidente nacional do Consea, explanou sobre a constituição e o funcionamento do conselho. "Nós buscamos participar ativamente como sociedade, trabalhando de forma articulada com o governo". O conselho é formado por representantes da sociedade (2/3) e dos 19 ministérios (1/3).

Maria Emília expôs que o direito humano à alimentação adequada está inscrito, desde 2010, na Constituição federal. Ela observa que essa inclusão fundamenta novas políticas públicas. Ações como ampliação do programa de alimentação escolar; monitoramento do Bolsa Família; maior debate e pesquisa antes da liberação dos alimentos transgênicos; e campanha pela redução do uso de agrotóxicos foram citadas pela presidente do Consea.

O evento, que incluiu apresentação de vídeos em homenagem às vidas ceifadas na luta pela terra, teve a participação do representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra Gilmar Geraldo Mauro; da secretária-adjunta da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian Rahal; e dos vereadores de Sumaré Marcos da Conceição, Geraldo Medeiros da Silva e Cícero Eleotério Bispo.

alesp