Convite a Andrea Matarazzo busca esclarecer denúncia de corrupção passiva

Indiciado pela PF, ex-secretário de Energia é acusado de ter recebido propina Alstom
29/10/2013 18:25 | Da Redação: Victor Hugo Felix Fotos: Roberto Navarro

Compartilhar:

Reunião desta terça-feira, 29/10, da Comissão de Transportes e Comunicação da Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg131983.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente da Comissão, deputado João Caramez <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg131984.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg131985.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta terça-feira, 29/01, a Comissão de Transportes e Comunicação aprovou o requerimento dos deputados Antonio Mentor, Gerson Bittencourt e Alencar Santana Braga (todos do PT) convidando o vereador paulistano Andrea Matarazzo para esclarecer acusações de ter recebido propina da empresa francesa Alstom enquanto ocupava o cargo de Secretário da Energia, em 1998.

O vereador foi indiciado pela Polícia Federal por suspeita de corrupção passiva. A Alstom, ao lado da empresa Siemens, seria uma das principais envolvidas no suposto cartel nas licitações das obras do Metrô e da CPTM. O deputado Antonio Mentor, durante entrevista, ressaltou que "a presença de Matarazzo na Casa é uma ótima oportunidade para o governo se defender das acusações e esclarecer o que de fato ocorreu".

Cade também será ouvido

Outro requerimento aprovado foi de autoria do presidente da Comissão, deputado João Caramez (PSDB), que convida o Presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para esclarecer suas ligações com o deputado Simão Pedro (PT), especialmente quanto à omissão em seus currículos de que foi chefe de gabinete do parlamentar na Assembleia paulista, segundo matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo.

Orlando Morando (PSDB) não concordou com o requerimento. "O Cade tem se manifestado sobre as questões do cartel do transporte público, mas pouco tem feito quanto à fusão de frigoríficos, de grupos cervejeiros, indústrias do cimento. É notório que a intenção dessa instituição é denegrir o governo estadual, e eu não posso querer ouvir esse representante", disse. O deputado Antonio Mentor replicou afirmando que "o Cade tem, sim, se manifestado sobre os casos dos frigoríficos e tantos outros, e os assuntos são publicados em revistas especializadas em economia e negócios. Se esses casos não ganham as mesmas proporções na mídia, é porque não dizem respeito a serviços públicos".

A comissão aprovou ainda uma moção, um projeto de lei, e outro requerimento de autoria do deputado João Caramez solicitando a realização de uma audiência pública para debater o combate a roubos de cargas.

Além dos já citados parlamentares, estiveram presentes na reunião os deputados Carlão Pignatari (PSDB), Aldo Demarchi e Rogério Nogueira (ambos do DEM), Chico Sardelli e Marcos Neves (ambos do PV), Roberto Morais (PPS) e Baleia Rossi (PMDB).

alesp