Cubatão busca apoio de deputados para desassorear rios e evitar enchentes

Em fevereiro deste ano, o município sofreu a maior enchente de sua história
30/10/2013 22:16 | Da Redação

Compartilhar:

Dez vereadores da cidade de Cubatão visitam a Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg132061.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Comitiva formada por dez vereadores da cidade de Cubatão esteve na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, 30/10. Eles pediram o apoio de deputados de todos os partidos para interceder junto ao governo do Estado no sentido de promover o desassoreamento dos rios Cubatão, Mogi e Perequê. Essa providência visa evitar que novas enchentes voltem a castigar o município no período das chuvas de verão.

Em fevereiro de 2013, Cubatão sofreu a maior enchente de sua história. Além do alto índice pluviométrico, da enxurrada que desceu pela Serra do Mar " avolumada por detritos e terra " o visível assoreamento da microbacia no entorno da cidade fez com que boa parte dos bairros de Pilões e Água Fria fosse devastada. Mais de 70% de Cubatão foi atingida, inclusive com a destruição parcial da Estação de Tratamento de Águas (ETA) da Sabesp.

Durante visita à Assembleia Legislativa, os deputados Baleia Rossi e Jorge Caruso (ambos do PMDB) foram os primeiros a receber os vereadores. Em seguida, eles se reuniram com diversos líderes partidários da Casa para expor a gravidade do problema. Por último, estiveram no plenário Juscelino Kubitschek e foram recebidos pelo presidente da Assembleia, Samuel Moreira.

Os edis são unânimes em afirmar: "se nenhuma intervenção de desassoreamento for feita, a cidade, o polo industrial e até mesmo o fornecimento de água para toda a Região Metropolitana correm risco iminente".

alesp