Comissão de Ciência e Tecnologia recebe reitor da Unesp


30/10/2013 21:32 | Da Redação: Joel Melo Foto: Marco Cardelino

Compartilhar:

Hamilton Pereira, Welson Gasparini, Reinaldo Alguz, Vitor Sapienza, Gilson de Souza, Orlando Bolçone e Roberto Massafera<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg132079.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Júlio César Durigan, ocupou na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) os cargos de pró-reitor de 2005 a 2008, de vice-reitor em 2009 e 2010<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg132080.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reinaldo Alguz, Vitor Sapienza, Gilson de Souza e Júlio César Durigan<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg132081.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gilson de Souza e Júlio César Durigan<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg132082.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sob a presidência do deputado Gilson de Souza (DEM), a Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação recebeu nesta quarta-feira, 30/10, Júlio César Durigan, que ocupou na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) os cargos de pró-reitor de 2005 a 2008, de vice-reitor em 2009 e 2010, e, atualmente, o de reitor da segunda maior universidade pública do Brasil e a primeira das avaliadas pelo Enade (a USP não participa da avaliação).

Coube ao deputado Vitor Sapienza (PPS) dar as boas vindas ao reitor e explicar o porquê do convite. Segundo Sapienza, a Unesp ocupa um papel de destaque pela sua contribuição na formação de uma elite, e isso gera uma preocupação dos deputados no sentido de ajudar a melhorar ainda mais a universidade, mas, para isso, é preciso que o reitor faça a exposição dos problemas que a Unesp enfrenta, que "abra a caixa-preta".

Durigan ofereceu aos deputados um relatório com os números da instituição: a Unesp adotou o modelo multicampi, formado por campi em 24 cidades do Estado, com 34 faculdades, 168 opções de cursos de graduação e 210 programas de pós-graduação, entre mestrado e doutorado. Tem 62 mil alunos, 3.500 professores e 7 mil funcionários. Entre as 2.880 universidades avaliadas no mundo, a Unesp ocupa a posição 174 (nos últimos quatro anos, subiu 50 posições). É a 5ª Iberoamericana e já está classificada entre as 100 melhores universidades com até 50 anos de idade pelo Ranking da Times Higher Education. O reitor disse ainda que foi aprovado o sistema de cotas na Unesp, que vai oferecer 50% das vagas para alunos da escola pública e 35% dessas vagas para os PPI (pretos, pardos e índios).

Durigan disse que esses números são motivo de orgulho, mas que sua satisfação é constatar a interação que a universidade tem com as cidades onde ela está presente. Ele comentou que todos os prefeitos, vereadores e deputados, se ainda não têm, querem ter uma Unesp em sua cidade. O reitor disse ainda que a expansão faz parte do DNA da Unesp, e que a universidade leva recursos para as cidades onde atua, "como em Botucatu, cidade para qual a Unesp leva o equivalente a 3,5 vezes o orçamento do município", lembrou.

Depois da exposição do reitor, os deputados presentes fizeram algumas perguntas relativas aos procedimentos de instalação de novas unidades, entre outras. Estiveram presentes à reunião, além dos já citados, os deputados Orlando Bolçone (PSB), Hamilton Pereira (PT), Roberto Massafera (PSDB), Reinaldo Alguz (PV), Rafael Silva (PDT) e Welson Gasparini (PSDB).

alesp