Gravidez na adolescência é questão de saúde pública


31/10/2013 19:26 | Da assessoria da deputada Ana Perugini

Compartilhar:

Perugini (à dir.) visitou as três unidades do IBQ<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg132115.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em visita ao Instituto Bem Querer (IBQ), que atende adolescentes grávidas e crianças sujeitas à vulnerabilidade social, em Sumaré, Ana Perugini (PT) argumentou que a gravidez na adolescência é um problema de saúde pública, cujo enfrentamento deve ser feito por meio da implantação de políticas públicas. "Esse é um problema de saúde pública e temos que ter políticas públicas para combatê-lo. Não é problema de planejamento familiar. São as adolescentes que estão engravidando. É preciso fazer a conscientização das crianças e adolescentes em casa e nas escolas", afirmou.

A deputada, que é coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres na Assembleia Legislativa, visitou as três unidades do Instituto Bem Querer (IBQ), em Sumaré, na sexta-feira, 25/10. Acompanhada do vereador Ulisses Gomes de Sumaré, Ana Perugini conheceu a entidade que atende adolescentes grávidas e crianças sujeitas à vulnerabilidade social, como abandono, violência e abuso. "O nosso trabalho é fazer as garotas entenderem realmente que não é legal engravidar e mostrar a elas como podem desfrutar de uma vida mais digna, após a descoberta da gestação. Nós recebemos as adolescentes, mas também fazemos a prevenção com as famílias", adianta Maria Aparecida Sana Camargo, presidente do IBQ.

"A gravidez precoce é uma forma de violência contra a mulher. Hoje, temos que encaminhar isso por meio da Secretaria para Mulheres, de Brasília", afirma a deputada.

aperugini@al.sp.gov.br

alesp