Seminário alerta para os problemas causados pela intolerância ao glúten

Diagnóstico da doença celíaca é difícil, e problema pode atingir até 15% da população brasileira
31/10/2013 20:19 | Da Redação: Monica Ferrero Fotos: Roberto Navarro

Compartilhar:

André Soares<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg132164.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Adriano Diogo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg132165.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Problemas causados pela intolerância ao glúten são tema de seminário na Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg132166.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gisela Savioli <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg132167.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gustavo Negrini  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg132168.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gustavo Negrini e Andre Soares  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg132169.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roque Savioli e Gisela Savioli  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg132170.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ticiana Menezes  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg132171.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi realizado nesta quinta-feira, 31/10, o seminário Glúten " Saúde e sociedade: quais mudanças são necessárias. O evento foi promovido pelo deputado André Soares (DEM), que é autor de dos Projetos de Lei 491/2012 e 525/2013, ambos em tramitação na Assembleia Legislativa, que abordam a questão do glúten. O deputado Adriano Diogo (PT), presente no evento, saudou a iniciativa, e sugeriu a criação de proposta que aborde a doença celíaca e a merenda escolar.

Cerca de 6 a 15% da população brasileira pode sofrer da doença celíaca, que é causada pela intolerância permanente ao glúten, principal fração proteica presente no trigo, no centeio, na cevada e na aveia. Pode causar diarreia crônica, hemorragia, perda de peso, vômitos e anemia, podendo, se não tratada, levar à morte.

As mulheres são mais predispostas a terem a doença celíaca na proporção de 2:1, e crianças com o problema podem apresentar dificuldades no crescimento e desenvolvimento e fadiga. O único tratamento efetivo da doença, que é hereditária, é uma dieta estritamente sem glúten por toda a vida. Com a dieta, a grande maioria dos pacientes recuperam-se em duas semanas, e os danos intestinais e outros sintomas desaparecem.

O PL 491/2012 determina que pontos de venda de alimentos deverão expor aos consumidores, em um mesmo local ou gôndola, de forma separada, todos os produtos alimentícios especialmente elaborados sem a utilização de glúten. Segundo uma das palestrantes do seminário, a diretora da Mentor Foods no Brasil Ticiana Menezes, que é celíaca, é comum a contaminação cruzada em supermercados, o que faz com que as pessoas que têm intolerância ao glúten acabem tendo problemas.

A criação da Semana Estadual Sem Glúten " Gluten-Free, a ser comemorada anualmente na última semana de junho é o tema do 525/2013. Segundo André Soares, a medida visa "elevar a consciência da sociedade sobre a importância da dieta sem glúten".

Divulgação da doença

Gustavo Negrini, diretor da E4 Marketing & Comunicação e diretor do evento Gluten Free Brasil, falou sobre Mercado sem glúten: varejo e marketing. Afirmou ser necessária a conscientização dos varejistas sobre as vantagens de se oferecer os produtos sem glúten em gôndolas especiais, o que fideliza o cliente e ajuda na divulgação da doença celíaca.

Dieta sem glúten: experiências de consultório foi o tema bordado pelo cardiologista pela FMUSP Roque Marcos Savioli, que também é médico supervisor da Divisão Clínica do Incor " Unidade de Cardiogeriatria. A nutricionista especializada em saúde da mulher no climatério, pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia, Gisela Savioli falou sobre Processo digestório: Consumo de glúten e prejuízos à saúde. Ela é autora dos livros Tudo posso, mas nem tudo me convém e Escolhas e impactos " gastrononia funcional.

A jornalista Cuca Martins fez depoimento sobre a romaria de mais de três anos que fez por médicos até descobrir sofrer da doença celíaca. Falou ainda das dificuldades que os celíacos enfrentam tanto na hora de comprar comida como em sua vida social. Essas dificuldades levaram-na a criar um blog com receitas e dicas: projetomestrecuca.wordpress.com. I

Informações sobre a doença celíaca podem ser obtidas no site da Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra) fenacelbra.com.br

alesp