Encontro promove reflexão sobre as modalidades paradesportivas

Sexto encontro reúne profissionais e estudantes do segmento
31/10/2013 21:13 | Da Redação Fotos: Marco Cardelino

Compartilhar:

  Marco Túlio de Mello<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg132173.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Fabiano Puhlmann Di Girolamo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg132174.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Maria de Fátima Fernandes Vara Sipoli  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg132175.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Paulo de Aguiar Prouvot   <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg132176.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Roberto Kanaane  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg132177.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Elisabeth de Mattos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg132178.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Promovido pela Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Prefeitura de São Paulo, o 6º Encontro de Gestão de Informação e do Conhecimento em Acervos Esportivos no Estado de São Paulo: uma Reflexão sobre a Modalidade Paradesportiva reuniu nesta quinta-feira, 31/10, na Assembleia, profissionais e estudantes de educação física, esporte, lazer e biblioteconomia para estimular a reflexão e a pesquisa no setor.

Entre os palestrantes do evento, Paulo de Aguiar Prouvot, educador de práticas esportivas e coordenador do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (Cepeusp), lembrou que os Jogos Paralímpicos começaram com a Olimpíada de Roma, em 1960. "As modalidades paralímpicas foram surgindo aos poucos e hoje são 20. Uma das mais antigas é o basquete em cadeiras de rodas", disse Prouvot.

Ao abordar a questão da inclusão, o professor observou que colocar uma pessoa com deficiência junto com outras sem necessidades especiais pode até resultar em exclusão, se não houver um planejamento adequado para que ela acompanhe as atividades.

Docente da USP na área de educação física adaptada e ex-chefe de classificação do Comitê Paralímpico Brasileiro, Elisabeth de Mattos indicou para os participantes fontes e caminhos de pesquisa na área do paraesporte.

"O esporte de competição é uma boa forma de divulgar a capacidade das pessoas com deficiência", disse Elisabeth, lembrando que com frequência as capacidades dos paratletas são subestimadas. "Em 2000, em Sydney, o Brasil só ganhou medalhas de ouro na Paralimpíada", ela destacou.

O esporte adaptado " ramo da educação física voltado para o desenvolvimento esportivo de pessoas com deficiências físicas, sensoriais e intelectuais " começou no Brasil nos anos 1950, ela historiou. Ao todo, com alterações de nomes nas competições, já foram realizadas 15 jogos paralímpicos, e a próxima edição será logo após a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro.

alesp