Incêncio em Santa Adélia contamina rio São Domingos


04/11/2013 19:23 | Da assessoria do deputado Sebastião Santos

Compartilhar:

Sebastião Santos no rio São Domingos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg132311.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sebastião Santos (PRB) esteve no dia 31/10 em Santa Adélia, onde ocorreu incêndio que causou um dos maiores danos ambientais no interior de São Paulo. Um galpão no porto seco com cerca de 30 mil toneladas de açúcar pegou fogo no último dia 25. A alta temperatura derreteu o produto formando uma "cachoeira de caramelo", que escorre desde então para rio São Domingos, provocando a morte de milhares de peixes e outras espécies que vivem nesse habitat.

Sebastião é membro atuante da Frente Parlamentar da Pesca e Aquicultura e está chocado com o lamentável acidente que atingiu o São Domingos e já atingiu o rio Turvo e as consequências podem ser ainda mais trágicas. O São Domingos passa pelos municípios de Catiguá, Tabapuã, Uchôa e deságua no rio Turvo, em Guapiaçu.

A mortandade de peixes já é visível em pelo menos 70 km da extensão do rio. "Até o momento, mais de três toneladas de peixes mortos foram retiradas do rio", disse o deputado do PRB. Técnicos da Cetesb afirmaram que está comprovada a contaminação da água por causa do caramelo e que as águas do rio São Domingos estão com 0% de oxigênio.

Este é o segundo caso de incêndio em galpões de açúcar no Estado em outubro. No dia 18, seis armazéns de açúcar no porto de Santos pegaram fogo e derreteram 180 mil toneladas de açúcar bruto. O produto caiu no mar e causou a morte a milhares de peixes e outras espécies marinhas no canal do estuário entre Santos e Guarujá. O deputado Sebastião Santos também investiga o acidente.

sebastiaosantos@al.sp.gov.br

alesp