Vistoria em obras da Linha 5-Lilás do Metrô


04/11/2013 19:29 | Da assessoria do deputado Orlando Morando

Compartilhar:

Morando e governador vistoriam chegada do segundo tatuzão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg132315.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Membro efetivo da Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa de São Paulo, Orlando Morando (PSDB) esteve com o governador Geraldo Alckmin vistoriando as obras da Linha 5-Lilás do Metrô com chegada do segundo Tatuzão. Os túneis da Linha 5-Lilás do Metrô, que ligarão o Largo Treze à Chácara Klabin, ganharam esse reforço de peso nesta segunda-feira, 4/11.

Com 720 toneladas, o segundo Tatuzão começou o processo de escavação no poço Conde de Itu, em Santo Amaro, onde será a futura estação Adolfo Pinheiro. "Uma grande obra de engenharia e tudo isso possibilita de 600 a 700 mil passageiros a mais por dia na Linha 5-Lilás do Metrô", comemorou o governador Geraldo Alckmin.

Ao mesmo tempo em que escava, o equipamento instala anéis de revestimento concreto, deixando o túnel totalmente pronto para a montagem dos trilhos, sistemas de alimentação elétrica, sinalização e telecomunicações. "O nível de segurança para uma obra urbana com o shield é muito grande. Como funciona com uma câmara isobárica, ele vai dando uma pressão exata como se o buraco estivesse fechando lá dentro. Então o risco de depressões e de parar a obra é menor", explicou o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

A Linha 5-Lilás do Metrô já possui 8,4 quilômetros de extensão e seis estações (Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi, Santo Amaro e Largo Treze). "Ao todo, estão sendo investidos R$ 29,9 bilhões. A linha terá mais de 11,5 quilômetros e 11 novas estações.

omorando@al.sp.gov.br

alesp