Entregue ao MP Federal pedido de afastamento de procurador


05/11/2013 17:03 | Da assessoria do deputado Luiz Claudio Marcolino

Compartilhar:

Mentor, Alessandro Assad e Marcolino, na corregedoria do MP Federal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg132331.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Luiz Claudio Marcolino (PT) esteve na manhã de segunda-feira, 4/11, na corregedoria do Ministério Público Federal em Brasília, para pedir o afastamento imediato do procurador da República em São Paulo Rodrigo de Grandis, responsável pelas investigações sobre os negócios da multinacional Alstom no Brasil.

Recentemente, De Grandis afirmou que uma "falha administrativa" levou as solicitações da Suíça para a conclusão da investigação de cartel no Metrô a serem arquivadas numa pasta errada, o que fez com que o Ministério Público suíço arquivasse o caso.

O pedido foi entregue ao corregedor nacional do Conselho Nacional do MP, Alessandro Tramujas Assad, junto com a solicitação de correição na Procuradoria da República em São Paulo para apuração de eventual prática de "falta disciplinar, funcional, de improbidade administrativa e prevaricação, bem como ocasional omissão e/ou obstrução de documentos".

Acompanhado do deputado Antônio Mentor, o líder petista solicitou ainda correição no MP de São Paulo, especificamente nas Promotorias do Patrimônio Público e Social, para verificar existência de inquéritos e ofícios solicitando informações pendentes de respostas às denúncias de corrupção.

Em São Paulo, a blindagem da maioria que apoia o governador Geraldo Alckmin impede instituição de CPI para investigar o escândalo.

lcmarcolino@al.sp.gov.br

alesp