Opinião - É preciso manter a coerência política
A desconfiança e o descrédito de parcela da população pela política é algo que deve ser enfrentado, ainda mais quando se percebe um distanciamento dos jovens do assunto. Para tanto, os agentes políticos precisam manter coerência em relação ao seu discurso e às atitudes realmente tomadas. O que parece óbvio não é tão claro assim.
Como tenho dito, basta ver a propaganda de televisão do governo Alckmin na saúde. Com inserção no horário nobre, a publicidade do PSDB insiste em "vender" a ideia de que há fartos recursos sendo aplicados na área, capazes de proporcionar um atendimento de qualidade. Ora, a falta de coerência para quem vê e, principalmente, para aqueles que usam o sistema de saúde estadual é total.
O que é mostrado, por meio de belas imagens, não se traduz na prática. Para ficarmos em alguns pontos que tenho insistentemente constatado: faltam recursos e insumos básicos, os funcionários estão desmotivados pela forma como são tratados e as unidades não contam com infraestrutura adequada. Isso sem falar da opção exagerada e errada de despejo de dinheiro público para uso das entidades privadas, como é o caso das Organizações Sociais.
Se o PSDB adota essa linha, os partidos nascidos com base em ideais socialistas não podem incorrer nessa falha. Esse lembrete cai bem, ainda mais no momento em que o PT cuida da renovação de sua direção partidária em todas as esferas (nacional, estadual e municipal). A coerência deve ser a palavra de ordem para o embate ideológico que teremos nas eleições de 2014. Preservar esse princípio é fundamental. Não podemos admitir, em hipótese alguma, que o discurso eleitoral seja um e a prática de atuação seja outra.
Sendo bem direto: não podemos ganhar a confiança das pessoas e as eleições com um discurso mais à esquerda, em que a defesa de políticas públicas transformadoras e a participação popular estejam presentes, para depois, sem o menor pudor, fazermos uso de modelos típicos dos partidos de centro-direita, nos quais vem se espelhando o PSDB.
As duas últimas vitórias eleitorais do PT na cidade de São Paulo devem servir de exemplo de como o nosso discurso à esquerda ganhou o coração e a confiança das pessoas. É verdade que não conseguimos, ainda, ser reeleitos na capital paulista, o que exige uma interpretação. Porém, não podemos abrir mão das nossas convicções por mera conveniência eleitoral, reforçando preconceitos e estabelecendo alianças cada vez mais à direita. Pois o que vale mesmo é a prática da coerência na vida pública, algo que a população está cobrando dos partidos políticos.
* Carlos Neder é deputado estadual e coordenador do setorial de saúde do PT. Contatos: www.carlosneder.com.br/ deputadoneder@al.sp.gov.br / (11) 3105-5632.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Alesp nomeia integrantes das comissões permanentes para o segundo biênio da 20ª Legislatura
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Mobilização em defesa de patrimônio, pesquisa e ciência paulistas marca audiência pública na Alesp
- Na Alesp, audiência pública defende que privatizações aumentam risco de acidentes no metrô
- Deputada e deputado promovem audiência pública sobre duplicação da 'Rodovia da Morte' BR-153
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações