Situação das cadeias femininas na Baixada Santista


07/11/2013 18:16 | Da assessoria do deputado Luciano Batista

Compartilhar:

Luciano Batista (à dir.) em reunião com secretário Lourival Gomes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg132601.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Luciano Batista (PTB) visitou a Secretaria de Administração Penitenciária na terça-feira, 5/11, e conversou com o secretário Lourival Gomes. Após analisar os números, ele questionou a atual situação das cadeias femininas da região e a construção da penitenciária feminina de São Vicente.

"As cadeias femininas de São Vicente, Santos e Pariquera-Açu estão lotadas. Infelizmente, a Baixada Santista tem uma grande demanda. Algo é preciso ser feito urgente, e o secretário se comprometeu a tomar as medidas necessárias para que isso aconteça. Vou acompanhar este pedido de perto", afirmou o deputado.

O secretário Lourival Gomes mencionou sobre a construção da penitenciária de São Vicente e confirmou que o projeto encontra-se em fase de estudo da fauna local, depois as obras devem começar.

Além da demanda das cadeias públicas, existem as mulheres da região que estão em penitenciárias de outras cidades do Estado. Com a construção, a Secretaria vai tirar a demanda de presas da Baixada que estão em São Paulo, Campinas e outras regiões, dentro do limite. "Vamos devolvê-las à sua região, para perto de seus familiares, facilitando a visita", comentou o secretário.

No projeto, a Penitenciária de São Vicente terá capacidade para 768 mulheres. Hoje, existem 1.440 presos em cadeias públicas do Estado e, para atender essa demanda, há projeto de construção de quatro penitenciárias.

lbatista@al.sp.gov.br

alesp