Parlamentar cobra instalação de Centro de Oncologia em Osasco


08/11/2013 11:50 | Da assessoria do deputado Marcos Martins

Compartilhar:

Secretário Davi Uip e deputado Marcos Martins<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg132662.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Marcos Martins (PT) foi um dos convidados para cerimônia realizada no dia 1º de novembro, no hospital Sírio Libanês, em que o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a compra de 80 aceleradores lineares, equipamento de radioterapia para combate ao câncer.

Os equipamentos serão distribuídos em 63 municípios de 22 estados e do Distrito Federal " 19 destes serão instalados em São Paulo. De acordo estimativas do ministério, os equipamentos aumentarão em 25% a oferta de radioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS). Está prevista também a instalação no país de uma fábrica que produzirá máquinas para abastecer o mercado nacional. Padilha fez o anúncio durante cerimônia em comemoração ao primeiro ano de funcionamento da Unidade Avançada de Insuficiência Cardíaca do Hospital Sírio-Libanês.

Marcos Martins, que há quatro anos luta pela instalação do Centro de Oncologia em Osasco comemorou o anúncio. "Essa é a maior compra de aceleradores já feita no mundo. Sem dúvida é uma iniciativa muito arrojada do governo, que já está se preparando para a expectativa de aumento do número de casos de câncer no país", afirmou o deputado.

Na ocasião, o parlamentar questionou o atual Secretário de Saúde do Estado, Davi Uip, sobre a instalação do Centro Oncológico na cidade. Segundo o secretário, a compra do imóvel onde o centro deve ser instalado está sofrendo entraves judiciais. Mas, assim que forem superados, a cidade terá sua unidade de tratamento.



mmartins@al.sp.gov.br

alesp