Missa oficializa nome da Etec Irmã Agostina, em Cidade Dutra


11/11/2013 17:46 | Da assessoria da 1ª Secretaria

Compartilhar:

Enio Tatto: "Irmã Agostina juntava a evangelização com a ação"<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg132822.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uma missa oficializou o nome da Escola Técnica Estadual Interlagos (Etec) de Escola Técnica Estadual Irmã Agostina, em Cidade Dutra, na zona sul da capital, seguida do descerramento de uma placa com um breve perfil da homenageada. A Etec recebeu o nome de Irmã Agostina graças à Lei Estadual 14.583/2011, do 1º secretário da Assembleia, deputado Enio Tatto (PT), que conviveu com a religiosa desde o final da década de 1970 até julho de 2010, quando a religiosa faleceu.

"Estou muito contente em prestar essa homenagem à Irmã Agostina porque não podemos esquecer nossos heróis. É importante homenagearmos as pessoas que lutaram tanto em meio ao povo, que construíram, politizaram, profetizaram e evangelizaram. A Irma Agostina fez tudo isso. Foi um exemplo de vida para todos nós", disse Tatto. "Ela é nossa Madre Tereza de Calcutá", acrescentou.

Tatto falou sobre a chegada de Irmã Agostina, em 1978: "Vocês não imaginam como era a região há 30 anos, faltava tudo. Ao chegar na zona sul da capital, ela percebeu que as pessoas viviam em situação precária, sem luz, água e saneamento básico, e com altos índices de violência e mortalidade infantil". Conforme Tatto, a religiosa sempre estava presente em todos os movimentos de luta por melhorias. "Ela foi uma evangelizadora, uma pessoa de oração e de luta. Ela não resmungava ou ficava parada. Ela juntava a evangelização com a ação".

Entre as heranças deixadas por Irmã Agostina estão os centros de educação infantil, centros e casas de acolhimento para crianças e adolescentes, centros da juventude, serviços de assistência às famílias e cursos profissionalizantes. Ela também liderou mutirões e projetos de moradia e batalhou com a comunidade de moradores em busca de melhor qualidade de vida.

O 1º secretário da Assembleia também disse que fez questão de que se produzisse uma placa de bronze com uma pequena biografia de Irmã Agostina. "Com essa placa, daqui 10, 20 ou 50 anos, as pessoas saberão do trabalho maravilhoso de Irmã Agostina".

eniotatto@al.sp.gov.br

alesp