Sindicato de Osasco é homenageado por cinquentenário de lutas


18/11/2013 19:29 | Da Redação: Josué Rocha - Fotos: Roberto Navarro

Compartilhar:

Participantes acompanham discurso de Paulinho Pereira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg139782.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Pereira da Silva, Claudio Magrão, Jorge Nazareno, Marcos Martins, João Carlos Gonçalves e Miguel Torres <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg149180.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene presidida por Marcos Martins  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg139783.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Discurso de Martins na solenidade <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg139784.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Metalúrgicos participam da solenidade <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg149181.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público canta o hino Nacional <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg149182.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, que completa 50 anos de fundação em 2013, foi homenageado em sessão solene nesta segunda-feira, 18/11, na Assembleia Legislativa. Presidida pelo deputado Marcos Martins (PT), a solenidade lembrou histórico de lutas e conquistas dos trabalhadores.

O parlamentar lembrou a participação do sindicato na histórica greve de 1968, as lutas pela redemocratização do país e pela valorização do salário mínimo. "Esse sindicato sempre se pautou pelo sindicalismo cidadão", enfatizou Martins.

Discurso de Osvaldo Vergínio (PSD) também pontuou essa preocupação mais ampla do sindicato. "É uma alma viva, que busca os direitos dos trabalhadores e da população em geral, que busca fazer valer os direitos previstos na Constituição Federal", declarou o deputado.

Já o deputado federal Paulinho Pereira (SDD/SP), acrescentou às participações históricas na luta pela redemocratização do país, as greves que buscaram direitos trabalhistas como diminuição da jornada de trabalho para 44 horas semanais, maior índice na multa do FGTS em caso de demissão sem justa causa, os 120 dias da licença maternidade, melhoria no salário mínimo, dentre outros. "Esse sindicato esteve à frente de todas essas lutas", concluiu.

Outros participantes também louvaram a iniciativa parlamentar e as ações desenvolvidas pelo sindicato de Osasco. Cláudio Magrão, presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado, declarou que "a história ninguém apaga. É uma categoria que diminuiu nos últimos anos, mas continua combativa, participativa", afirmou.

O vice-prefeito de Osasco, Valmir Prascidelli, considerou o sindicato como referência no sindicalismo. Ele lembrou a preocupação do sindicato com a saúde do trabalhador e suas campanhas pela diminuição de acidentes no trabalho. "Essa solenidade não presta homenagem apenas ao sindicato de metalúrgicos, mas a centenas de trabalhadores", declarou Prascidelli.

Secretária do Trabalho e Inclusão de Osasco, Mônica Veloso, considerou esse dia "memorável", pois se homenageia um sindicato amplo, que contribui para implantação de políticas públicas. Ela também elogiou a gestão do presidente Jorge Nazareno. "É um sindicato de portas abertas para todos", asseverou Veloso.

O presidente do Dieese, Antonio de Souza, ressaltou que a preocupação do coletivo sempre pautou ações do sindicato, como o debate do custo de vida e da democracia no país. "Discutia-se dentro da fábrica sobre questões muito além das fábricas", resumiu.

O atual presidente do sindicato de Osasco e Região, Jorge Nazareno, agradeceu a homenagem prestada pela Assembleia Legislativa. Disse ter consciência da importância histórica do sindicato, que essa comemoração dos 50 anos é compartilhada com um grande número de pessoas que participaram ativamente dessa história. Jorge afirmou ainda que há espaços para avançar nos direitos trabalhistas, mas também manifestou preocupação com retrocessos, citando o fator previdenciário como exemplo.

alesp