Prefeitura de São Carlos certifica produtores orgânicos familiares


18/11/2013 18:14 | Da assessoria do deputado Aldo Demarchi

Compartilhar:

Aldo Demarchi, Paulo Altomani e Claudio Di Salvo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg149157.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O prefeito de São Carlos, Paulo Altomani, participou, nesta quarta-feira,13/11, juntamente com o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Claudio Di Salvo e o deputado Aldo Demarchi (DEM), da certificação dos produtores orgânicos familiares de São Carlos e região, realizada no Centro de Amostragem de Aprendizagem Rural (Cemosar).

Aproximadamente 130 produtores rurais, sendo 40 deles moradores de assentamentos da cidade, receberam credenciamento do Ministério da Agricultura para venda direta de seus produtos orgânicos.

Altomani reafirmou aos presentes a importância de um produtor rural para o município e para o Brasil. "Hoje São Carlos serve 55 mil refeições por dia e esses produtores são os responsáveis por este abastecimento. Então, essa certificação é um reconhecimento aos esforços de toda essa comunidade. Já conversamos, assumimos alguns compromissos, e eles vão oferecer, cada vez mais, produtos de qualidade para a população, garantindo a merenda escolar, inclusive", disse.

Envolvido com as questões agrícolas do município, o prefeito aproveitou para falar um pouco sobre sua experiência de vida, dizendo que foi através do campo que sua família garantiu sustento por muito tempo. "Faço parte da terceira geração da família, descendente de italianos vindos para a região e fui criado numa chácara. Nossa produção significava o sustento da casa. Lembro até hoje que eu, juntamente com meus irmãos, cuidava dos pés de Jabuticaba e depois saíamos vendendo a fruta de casa em casa. Era uma forma de ajudar no orçamento doméstico. Este é um bom motivo para justificar a nossa decisão de absorver a produção pela prefeitura. Nós sabemos que esta ação será importante para a subsistência de toda uma comunidade", afirmou.

O vice-prefeito e secretário de Agricultura, Claudio Di Salvo, lembrou que São Carlos é a primeira cidade no Estado de São Paulo a sancionar uma Lei Orgânica com o intuito de promover o ensino de olericultura orgânica familiar. "É com essa certificação que nós, da prefeitura, estamos trabalhando pela qualidade dos produtos para a venda e auto-sustentação dessas famílias. Todos participaram com atenção e seriedade do período de preparação e condições de instalação das hortas. Estão todos aptos a produzir com qualidade e lidar com a demanda do município", disse Claudio Di Salvo.

Já o deputado estadual Aldo Demarchi, com inúmeros trabalhos voltados para a agricultura natural e orgânica, parabenizou a iniciativa da prefeitura. "Tenho de cumprimentar essa lei sancionada pelo prefeito, pois trata-se de um marco pioneiro a aprovação e legalização de um instrumento que vai propiciar a defesa da agroecologia. Além disso, a saúde começa pela alimentação e esse é um começo", disse o deputado.

A certificação agradou ainda mais a comunidade de produtores. Lindamira Aparecida Teodoro Ribeiro, do assentamento Santa Helena, falou com entusiasmo sobre a nova situação. "A gente já produzia, mas não tínhamos tanta experiência como obtivemos durante esse curso. Estamos preparados para produzir e atender as expectativas da prefeitura. Agora é só arrebentar de vender", comentou, eufórica, a produtora Lindamira, que ainda confirmou ter recebido vários convites para participar de feiras. "Estamos crescendo", disse.

Também participaram do evento, o vereador Mauricio Ortega, o presidente do Sindicato Rural de São Carlos, Eunízio Malagutti, o coordenador geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sergio Perrone, o membro da Fundação Mokiti Okada, Sergio Litholdo e representantes regionais como os coordenadores do Sindicato Rural de Lins, Flávio Escudeiro, de Taubaté, Gilberto de Carvalho, de Itapeva, Leandro Silva Quevedo, o vice-presidente da Faesp e presidente do Sindicato Rural de Bauru, Mauricio Lima Verde e o representante do Ministério da Agricultura, Marcelo Silvestre Laurino.

ademarchi@al.sp.gov.br

alesp