Homenagem ao Dia do Supervisor de Ensino

Evento da Apase reuniu professores e representantes de entidades da Educação
18/11/2013 20:19 | Da Redação foto: Yara Lopes

Compartilhar:

Severiano Neto, Maria Lúcia Prandi, Anali Cordeiro, Carlos Giannazi, José Maria, João Fonseca e Cristina Valio na homenagem ao Dia do Supervisor de Ensino no Estado de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg149201.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Fez 10 anos, no dia 14/11, a lei que criou o Dia do Supervisor de Ensino no Estado de São Paulo e um ato solene organizado pelo Sindicato dos Supervisores de Ensino do Magistério Oficial no Estado de São Paulo (Apase). O evento, no dia 13/11, realizado em conjunto com o deputado Carlos Giannazi (PSOL) marcou essa importante data para todos os profissionais da Educação e redes escolares.

Ao abrir os trabalhos, Giannazi lembrou de sua passagem por quase 20 anos pela rede estadual de ensino, oportunidade na qual pôde acompanhar de perto o imprescindível trabalho realizado pelos supervisores em São Paulo. Listou algumas das várias lutas importantes travadas pela Apase, ao longo do tempo, em defesa da liberdade de expressão ao funcionalismo público, da aposentadoria especial e do cumprimento, pelo governo, da data base do servidor. "A Apase é uma das principais entidades que organizam a categoria não só do ponto de vista sindical como na formação do profissional", destacou o deputado.

O ato solene contou com a presença de representantes sindicais e associativos do Centro do Professorado Paulista (CPP), do Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo (Sinesp), da Associação dos Funcionários da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Afalesp), do Sindicato dos Servidores Públicos da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (Sindalesp), da Associação dos Servidores Aposentados e Pensionistas da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Aspal) e das educadoras e ex-deputadas estaduais Bia Pardi e Maria Lucia Prandi, esta autora do projeto que originou a lei.

Dentre os presentes, também vários ex-presidentes da entidade e professores se manifestaram sobre o papel do supervisor e o caráter público estatal de sua atividade na defesa de uma política de estado para a área da Educação. Giannazi disse ainda sobre o relevante fato da Apase e seus membros buscarem se descolar dos interesses dos governos de plantão no setor da Educação, mantendo idoneidade e a não partidarização dos trabalhos.

Coube à atual diretora-presidente da Apase, professora Neli Cordeiro de Miranda Ferreira, fazer uma das defesas mais enfáticas quanto à necessidade de se manter o concurso público para o cargo de supervisor de ensino. Na opinião dela, é impensável abrir mão dessa prerrogativa para que o profissional possa estar focado na qualidade de ensino. Ao final, a apresentação do coral Mestras Cantoras do CPP fechou o ato solene.

alesp