Estado inicia construção da eclusa da Barragem da Penha


26/11/2013 14:00 | Da assessoria do deputado João Caramez

Compartilhar:

Caramez e Alckmin: benefícios para a hidrovia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg149433.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"Temos que comemorar, pois o rio Tietê ganhará 14 quilômetros. Isso representa a ampliação da navegação e aumento do transporte hidroviário de cargas urbanas." Com essas palavras o coordenador da Frente Parlamentar das Hidrovias, deputado João Caramez (PSDB), ressaltou a importância da construção da eclusa da Barragem da Penha, iniciada na terça-feira, 19/11. O parlamentar acompanhou o governador Geraldo Alckmin na solenidade de início dos trabalhos no trecho do rio Tietê, no Parque Ecológico do Tietê, zona leste da capital.

A obra será executada pelo consórcio Cetenco/Brasília Guaíba e está orçada em R$ 101 milhões. O prazo para a execução é de 24 meses, com entrega prevista para outubro de 2015. Sua principal finalidade é ampliar a navegação e aumentar o transporte hidroviário de cargas urbanas. Quando o sistema de comportas estiver concluído, o trecho navegável do rio Tietê na Região Metropolitana de São Paulo terá, ao todo, 55 quilômetros. "É um grande passo para o sistema de macrodrenagem e para o transporte de São Paulo", afirmou o governador.

"Além de ser o primeiro passo para o hidroanel metropolitano, a obra será uma alternativa para o combate às enchentes", citou Caramez. A implantação da eclusa permitirá ao Daee [Departamento de Águas e Energia Elétrica] acelerar o desassoreamento do reservatório da Penha, que vai reabilitar a área controladora de enchentes.

jcaramez@al.sp.gov.br

alesp