Opinião Proerd: educação no combate às drogas


25/11/2013 15:28 | Chico Sardelli*

Compartilhar:


Por diversas vezes tive oportunidade de participar de cerimônias de entrega de diplomas a estudantes que participaram do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). Posso testemunhar que é um momento contagiante, em que os alunos demonstram todo seu carinho e gratidão aos policiais militares, que dedicaram voluntariamente seu tempo a eles, alertando sobre os perigos das drogas e álcool.

No Estado de São Paulo, o Proerd completou 20 anos nesse início de novembro. Desde sua criação, a ação desenvolvida pela Polícia Militar em escolas de todo Estado já atendeu mais de sete milhões de crianças na prevenção e no combate às drogas e à violência. No Brasil, alcançou a marca de 15 milhões de crianças atendidas. Nessas duas décadas, o programa envolveu 2.500 policiais militares, que atuam como voluntários.

Esse é um exemplo de programa que dá resultado e deve ser espalhado para todos os cantos do Brasil, pois trabalha um ponto fundamental, que é a prevenção. Muitos atos de violência, inclusive com mortes, são divulgados pela mídia em que as drogas aparecem como pano de fundo. Grande número de famílias sofre devido aos problemas causados pelo vício em drogas e álcool.

Quando o assunto é tratado com as crianças, as informações propagam-se entre os familiares e tem resultado em experiências muito positivas, como pais que deixaram o cigarro e a bebida por causa dos filhos. O Proerd é destinado a estudantes da educação infantil e ensino fundamental, assim como para os pais e responsáveis.

De forma simples, descontraída e lúdica, o Proerd ensina às crianças técnicas voltadas para a resistência às drogas. Além de questões envolvendo a violência, as aulas do Proerd abordam segurança pessoal, como cuidados em casa, em vias públicas e noções de trânsito. O programa promove ainda uma aproximação muito importante dos alunos com os policiais.

Criado nos Estados Unidos, o Proerd atende hoje vários países. É um programa vitorioso, que fortalece a autoestima da criança, dos laços familiares, faz dos estudantes multiplicadores da prevenção em suas comunidades. Toda ação focada na resistência às drogas e violência é merecedora de elogios. Parabéns Proerd pelos 20 anos e minhas homenagens a todos os policiais militares que fazem parte dessa história.

* Chico Sardelli é deputado estadual pelo Partido Verde e 1º vice-presdiente da Alesp

alesp