Comissões querem tombamento do prédio do DOI-Codi paulista


28/11/2013 16:09 | Da assessoria do deputado Adriano Diogo

Compartilhar:

Diogo, Seixas, Blazeck e Grella<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg149611.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O tombamento do prédio do DOI-Codi de São Paulo e a transformação do espaço em Memorial é a reivindicação da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo "Rubens Paiva", da Comissão Nacional da Verdade (CNV), da Comissão da Verdade da Câmara Municipal e de representantes dos Direitos Humanos. Autoridades das comissões e ex-presos políticos reiteraram a solicitação junto a dois representantes do governo do Estado de São Paulo, que compareceram à visita ao prédio localizado na rua Tutóia, realizada nesta quarta-feira, 27/11.

O presidente da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo "Rubens Paiva", deputado Adriano Diogo (PT), cobrou diretamente dos secretários de Segurança Pública e de Cultura, Fernando Grella e Marcelo Araújo, que fosse agilizado o processo do tombamento.

O parlamentar também cobrou a revogação do decreto 13.757, de 9 de agosto de 1979, no qual Paulo Maluf oficializou a sessão do terreno ao II Exército. José Carlos Dias, membro da CNV, destacou que as autoridades presentes marcariam o fortalecimento do pedido para transformar o local em um memorial para que a sociedade conheça a história e as atrocidades não sejam repetidas.

Também membro da CNV, Paulo Sérgio Pinheiro destacou que o DOI-Codi do II Exército de São Paulo talvez tenha sido o maior centro de extermínio e tortura do país. Fernando Grella e Marcelo Araújo afirmaram que o pleito para transformação do espaço em memorial está em andamento e que atuarão junto ao governador Geraldo Alckmin para atender ao pedido.

adrianodiogopt@yahoo.com.br

alesp