Audiência pública debate saúde dos trabalhadores dos Correios

Projetos de Alcides Amazonas voltam-se para o bem-estar dos trabalhadores da empresa
29/11/2013 18:00 | Da Redação: Joel Melo - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Elias Cesário de Brito Jr., Alcides Amazonas e  Francisco Drumond Marcondes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg149647.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Publicação avalia condições de trabalho nos Correios<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg149648.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por iniciativa do deputado Alcides Amazonas (PCdoB), foi realizada nesta quinta-feira, 28/11, uma audiência pública que teve como tema Saúde e Trabalho nos Correios. Na ocasião, o médico e escritor Francisco Drumond Marcondes expôs dados da pesquisa que realizou junto aos trabalhadores da empresa e que deram embasamento científico para seu livro Saúde e trabalho nos Correios, a ser publicado em breve.

Durante a reunião, Amazonas apresentou aos trabalhadores dos Correios dois projetos recém-protocolados: o que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de portas móveis (giratórias) com detector de metais nas agências de correio e nas agências do Banco Postal da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT), bem como nas agências franqueadas do Estado de São Paulo; e o que estabelece o limite máximo para o trajeto a ser percorrido pelos carteiros pedestres. O primeiro PL tem como justificativa a segurança dos trabalhadores, pois uma vez que movimentam valores, devem ter o mesmo padrão de segurança exigido dos bancos. O segundo estipula o limite máximo de sete quilômetros diários para o trajeto a ser percorrido pelo carteiro. Estudos envolvendo os trabalhadores dos Correios revelou significativo comprometimento da saúde física e mental dos carteiros, em decorrência das cargas de trabalho fisiológicas, mecânicas, físicas e psíquicas a que estão continuamente expostos.

Também esteve presente à audiência o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nos Correios (Sintect/SP), Elias Cesário de Brito Jr. (Divisa).

alesp