Audiência sobre direitos dos imigrantes reúne representantes da AL


02/12/2013 14:32 | Da assessoria do deputado Marco Aurélio

Compartilhar:

Arturo Jarama, Luiz Wladimir Vargas Anda, Juliana Armede, Marco Aurélio, Carlos Estracine, Paulo Illes, Tania Bernuy e Renato Pereira (a partir da esq.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2013/fg149678.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A audiência pública sobre os direitos dos imigrantes que vivem em São Paulo, no dia 27/11, reuniu representantes de países da América Latina e da África. O evento foi realizado pelo deputado Marco Aurélio (PT) e pelo Centro de Defesa dos Direitos Humanos dos Imigrantes e Cidadania (CDHIC), com o apoio do deputado Adriano Diogo (PT) e do SOS Racismo.

Estiveram presentes o cônsul-geral do Peru, Arturo Jarama; o cônsul-geral do Equador em São Paulo, Luiz Wladimir Vargas Anda; a presidente do CDHIC, Tania Bernuy; o delegado da Polícia Federal Diógenes Pereira; a representante da Secretaria Estadual de Justiça, Juliana Armede; o representante da Secretaria de Segurança Pública, Carlos Estracine; e o coordenador de Políticas para Migrantes da Prefeitura de São Paulo, Paulo Illes.

A maioria dos imigrantes presentes afirmou ter problema para registrar boletim de ocorrência pela dificuldade do entendimento da língua, preconceito dos agentes policiais e ameaças de bandidos.

Marco Aurélio disse que será indicada ao governo estadual a criação de uma delegacia específica para o atendimento ao imigrante. "Existe uma dificuldade em registrar boletim de ocorrência. Assim, não entra para as estatísticas do poder público que o crime contra o imigrante tem aumentado", afirmou.

Atendendo pedido da comunidade latino-americana, Marco Aurélio protocolou um projeto de lei criando o Dia Estadual do Carnaval Andino.

marcoaurelio@al.sp.gov.br

alesp