Audiência debate a formação profissional do bombeiro civil
Audiência pública organizada pelo deputado Carlos Giannazi (PSOL) debateu, no dia 19/11, na Assembleia Legislativa, a situação do bombeiro civil no Estado de São Paulo e o que a categoria considera um retrocesso no exercício da profissão: a recente sanção da Lei Estadual 15.180/13, que dá à Corporação dos Bombeiros da Polícia Militar plenos poderes de fiscalização sobre as escolas civis que dão cursos na área e sobre os profissionais que nelas atuam como instrutores, o que na opinião dos bombeiros civis significa um abuso de autoridade e uma afronta à Constituição Federal.
Representantes do Conselho Nacional de Bombeiros Civis, de escolas do setor, de centrais e entidades sindicais e associativas, além de Giannazi, compuseram a mesa de debates. O parlamentar frisou seu apoio à categoria e reconhece o trabalho deles como estratégico e importante. Ele apresentou o Projeto de Lei 871/2013, que institui o Dia do Bombeiro Civil no Estado de São Paulo, e estuda uma ação legislativa para que a nova lei não prejudique estes trabalhadores, cuja profissão é regulamentada pela Lei Federal 11.901/09 e listada na Classificação Brasileira de Ocupações.
Ivan Campos de Carvalho, presidente do CNBC, alertou para a Lei Federal 6880/80, que veta interferências de militares em atividades de comércio ou serviços civis. Alegou, ainda, que a Lei Estadual 15.180/13 fere o artigo 5º da Constituição Federal, que diz ser livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão.
carlosgiannazi@uol.com.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições