Comissão de Saúde debate problemas e avanços das santas casas
03/12/2013 20:15 | Da Redação Victor Hugo Felix Fotos: Marco Cardelino
Nesta terça-feira, 3/12, a Comissão de Saúde assistiu a explanação do deputado Itamar Borges (PMDB), presidente da Frente Parlamentar das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, sobre a situação de tais entidades. Durante a oitiva foi discutida a possibilidade de compras de equipamentos serem feitas pelas santas casas, e não pela Secretaria de Saúde.
Atualmente, as unidades de saúde fazem o requerimento dos enaquipamentos necessários, para que a secretaria realize a compra. "Nesse procedimento, muitas vezes, os equipamentos saem mais caros e demoram um longo prazo para chegarem às unidades", disse a deputada Analice Fernandes (PSDB) afirmando que as santas casas seriam beneficiadas se pudessem realizar as compras dos equipamentos, cabendo à Secretaria da Saúde o encaminhamento das verbas. "Tal medida ainda permitiria maior flexibilidade para que cada santa casa compre os equipamentos das marcas e modelos que precisar." Itamar Borges concordou com a deputada, afirmando ser uma boa resolução formalizar uma emenda com a proposta.
Analice discorreu ainda sobre a necessidade de avançar as discussões com o governo estadual para que o programa Pró-Santas Casas, que oferece auxílio mensal fixo para tais entidades, atualize os equipamentos das unidades, e não apenas forneça material de consumo.
Fechadas
O deputado Welson Gasparini (PSDB) afirmou ter visitado o município de Jardinópolis, onde a santa casa da região se encontra fechada. "Muitas unidades estão nessa situação, e isso é lamentável". O deputado Gerson Bittencourt questionou Itamar Borges se o que tem sido feito pelas santas casas é satisfatório e o parlamentar respondeu que "as medidas tomadas podem não resolver todos os problemas, mas já são passos importantes".
Segundo ele, tanto o governo federal quanto o estadual tem avançado nos trabalhos de melhoria das santas casas. O parlamentar citou o programa Pró-Sus, que permite o parcelamento das dívidas das entidades, e o reajuste do Incentivo a Contratualização (IAC). "O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou que as pequenas santas casas serão beneficiadas com reajuste de 50%, e as maiores, com 24%. Estamos lutando para que o Ministério conceda reajuste de 100%."
Itamar Borges informou, ainda, que além do repasse de verbas e de dar prioridade à Secretaria da Saúde, o governo do Estado tem trabalhado na capacitação dos administradores das santas casas, que foram criticados pelo deputado Gerson Bittencourt. "Há um grupo minoritário de administradores com maus serviços que prejudicam fortemente a imagem das demais entidades".
Houve ainda, por parte do deputado Itamar Borges, a sugestão de que a comissão realize encontro com representantes dos governos estadual e federal para um diálogo mais profundo sobre o tema.
A reunião foi presidida pela deputada Telma de Souza (PT) e contou também com a participação dos deputados Celso Giglio e Welson Gasparini (ambos do PSDB), Edinho Silva, Ana do Carmo e Carlos Neder (todos do PT), e Dr. Ulysses (PV).
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições