Secretário fala à Comissão de Educação e Cultura

Meta é a inclusão cultural plena da população paulista
04/12/2013 19:44 | Da Redação Monica Ferrero - Foto: Márcia Yamamoto

Compartilhar:

 Marcelo Mattos Araújo e  João Paulo Rillo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2013/fg156923.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcelo Mattos Araújo, João Paulo Rillo e Carlos Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2013/fg156925.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Secretário estadual da Cultura, Marcelo Mattos Araújo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2013/fg156926.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcelo Mattos Araújo, João Paulo Rillo e Carlos Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2013/fg156927.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente nesta quarta-feira, 4/12 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2013/fg156928.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Educação e Cultura, presidida por João Paulo Rillo (PT) recebeu, nesta quarta-feira, 4/12, o secretário estadual da Cultura, Marcelo Mattos Araújo, para falar, nos termos constitucionais, sobre o andamento das ações de sua pasta.

No início de sua exposição, o secretário afirmou que sua gestão visa a inclusão cultural plena da população paulista. Para atingir esse objetivo, a secretaria busca fomentar as atividades culturais em todo o Estado, buscando valorizar o patrimônio cultural paulista, tanto material, como museus, como imaterial, que é a cultura popular, que vem cada vez tendo mais espaço.

Esse objetivo conta com parecerias com a sociedade civil, municípios e a União, e também com as organizações sociais, que estão encarregadas da gestão de equipamentos da pasta.

Marcelo Mattos Araújo destacou algumas ações realizadas pela secretaria no segundo semestre de 2013, com destaque para o Festival Paulista de Circo, realizado em Piracicaba, e o Festival de Arte para Crianças, em Registro. Dentre os programas permanentes da secretaria, está o Programa Museus, que tem três exposições em andamento: a sobre Cazuza no Museu da Língua Portuguesa; a Arte no Brasil: uma história do Modernismo, na Estação Pinacoteca; e a sobre o cineasta Stanley Kubrick, no Museu da Imagem e do Som. Araújo destacou a importância destas mostras, dizendo que a do MIS que "é a melhor exposição sobre cinema que vi na vida".

Proac

O secretário falou ainda de projetos envolvendo literatura, cinema e música, reforma de prédios que abrigam centros culturais e sobre o lançamento de outros, como a Pinacoteca de Botucatu. Citou também as Fábricas de Cultura, instaladas em zonas de grande vulnerabilidade social. São dez na capital, e será inaugurada em 2014 a primeira fora da capital, em Diadema.

Outro destaque dado pelo secretário foi o fomento à produção cultural, feito em duas vertentes, o Proac ICMS e o Proac Editais. Detalhes sobre esses programas questão também foram abordadas em perguntas feitas por diversas pessoas presentes na reunião.

Assim como o público, Araújo ressaltou a necessidade de ampliação das verbas orçamentárias para a cultura, que dependem da aprovação de emendas ao Orçamento do Estado, que em breve irá a votação na Assembleia.

João Paulo Rillo disse que esse aumento é de vontade dos parlamentares, e foi demanda em todas as audiências que discutiram o Orçamento pelo Estado, mas que dependem de sanção do governador. "A Assembleia pode até aprovar, mas se o governo não quiser não cumpre", finalizou Rillo. O secretário citou empenho pessoal do governador para dar mais verbas à cultura, portanto ele crê que irá aumentar a verba disponível para o Proac. Esteve também presente na reunião o deputado Carlos Giannazi (PSOL).

alesp