Qualidade no transporte público de Bragança


09/12/2013 18:10 | Da assessoria da 2ª secretaria

Compartilhar:

Edmir Chedid e João Carvalho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2013/fg157131.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Edmir Chedid (DEM) defendeu a construção de um debate público para avaliar a qualidade do transporte coletivo em Bragança Paulista. A afirmação foi feita, no dia 6/12, em entrevista ao vivo ao radialista João Carlos Carvalho no programa Primeira Mão, da Rádio Bragança AM. "O governo federal começou a desonerar o setor no primeiro semestre desse ano, e Bragança ainda se vê diante de um pedido de aumento da tarifa. Acredito que deveria ocorrer um debate, envolvendo prefeitura, câmara, empresa do transporte público, comunidade e Ministério Público, para analisar a qualidade e o custo do serviço", disse.

O parlamentar sugeriu o emprego da Tarifa Social, que prevê subsídio por parte do Executivo em caso de redução do valor da passagem. A proposta foi aprovada em janeiro na Câmara. "A Lei da Tarifa Social assegura à empresa que a prefeitura repasse a diferença do valor. Não vejo necessidade de reajuste", reforçou.

Na planilha de custos, apresentada à prefeitura, a empresa propõe reajustar a tarifa dos atuais R$ 2,80 para R$ 3,40, alegando aumento das despesas e baixo fluxo de passageiros. Os dados mostram que 75 dos 88 veículos da frota circulam diariamente no município " média de 7 mil quilômetros ao mês por carro. "Se tivesse tanto ônibus, Bragança jamais sofreria por falta do serviço. Já que há muita reclamação quanto à qualidade do serviço, isso deveria ser debatido publicamente, para discutir inclusive a veracidade dos dados apresentados pela empresa", finalizou.

echedid@al.sp.gov.br

alesp