Frente Têxtil discute reivindicações com secretário estadual da Fazenda


13/12/2013 11:21 | Da assessoria do deputado Chico Sardelli

Compartilhar:

Reunião da Frente Têxtil com o secretário da Fazenda<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2013/fg157423.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Frente Parlamentar em Defesa do Setor Têxtil e de Confecção, coordenada por Chico Sardelli (PV), esteve reunida (12/12) com o secretário estadual da Fazenda, Andrea Calabi. Ofício foi apresentado reforçando duas reivindicações do setor, que seguem em análise pelo governo do Estado.

Um dos pleitos é a concessão de crédito presumido de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) para as compras de empresas têxteis e de vestuário que adquiram seus insumos de outras empresas paulistas. Esse pedido busca corrigir as distorções do sistema tributário não cumulativo sobre as atividades que carregam o ônus do emprego de grandes efetivos. "A medida será um importante estímulo a essas atividades que possuem forte cunho social, por oferecerem o primeiro emprego a jovens, majoritariamente do sexo feminino que, por vários meses, são remuneradas para aprenderem um ofício profissionalizante", justificam as entidades que assinam o documento.

Citam ainda os maus resultados apresentados pelas indústrias têxteis e de vestuário paulista. O setor de vestuário de São Paulo, por exemplo, acumula queda de 11,34% até outubro deste ano, frente igual período anterior. Reiteraram também o pedido de ampliação do prazo de recolhimento do ICMS para 120 dias.

"Mostramos ao secretário a necessidade da adoção de medidas urgentes para implementação de uma política tributária mais competitiva, como forma de fomentar a economia do Estado de São Paulo", comentou Sardelli.

chicosardelli@al.sp.gov.br

alesp