Atendimento a portadores de câncer para a região de Ourinhos


13/12/2013 17:50 | Da assessoria do deputado Mauro Bragato

Compartilhar:

Bragato (2ª à dir.) em reunião com secretário-adjunto da Saúde e autoridades da região <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2013/fg157430.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Mauro Bragato (PSDB) está trabalhando há alguns anos para que o município de Ourinhos possa realizar o atendimento a pacientes portadores de câncer de toda a região. Há poucos dias, acompanhado de comitiva da Média Sorocabana, o deputado esteve na Secretaria Estadual de Saúde para tratar do assunto mais uma vez.

Bragato, a presidente da Ummes (União dos Municípios da Média Sorocabana) e a prefeita de Ourinhos, Belkis Fernandes, mais seis prefeitos da região, vereadores, secretários, médicos e representantes da Santa Casa de Ourinhos foram recebidos pelo secretário-adjunto de Saúde, Wilson Pollara.

Pollara sinalizou positivamente, dizendo que após a publicação da portaria do Ministério da Saúde vai estudar a forma de defender o credenciamento junto ao SUS. A reivindicação está embasada no fato de a Santa Casa de Ourinhos já ter estruturado um setor completo de oncologia pronto para funcionar. "Outra coisa importante é que com o tratamento feito na cidade, muitas pessoas não precisariam viajar por 400 quilômetros até outros centros para se tratar", lembrou Bragato.

Segundo Pollara, técnicos da Coordenadoria Regional de Saúde da Secretaria farão estudos até o mês de janeiro para apontar a viabilidade. A prefeita Belkis também fez outra reivindicação para que o repasse de verba mensal, acertado com a intermediação do deputado Bragato, continue para auxiliar na manutenção da santa casa. A secretaria está repassando R$ 200 mil mensais para custeio do hospital. Já o secretário de Saúde de Ourinhos, André Mello, falou da

necessidade do AME por tomógrafo e aparelho de ressonância magnética. Pollara disse que vai pedir ao DRS (Departamento Regional de Saúde) que reprograme o que foi oferecido, adequando a necessidades atuais.

Participaram da reunião os prefeitos de Bernardino de Campos, Armandinho Beleze, de Canitar, Anibal Feliciano, de Ibirarema, Thiago Briganó, de Ipaussu, Luiz Carlos Souto, de Ribeirão do Sul, Eliana Maria Manso, de Timburi, Luiz Cabral Zurdo "Luizão", além dos vereadores de Ourinhos Alexandre "Zóio" Araujo Dauage, Alexandre Florencio Dias e Antonio Carlos Mazzetti "Tico", e de Timburi, Romualdo Pozza.

Estiveram também no encontro o provedor e o administrador da Santa Casa de Ourinhos, Celso Zanuto e Fernando Abreu, os médicos que estão implantando o serviço de oncologia Batista Oliveira Júnior e Norberto Souza Paes, a presidente da Rede de Combate ao Câncer de Ourinhos, Neyde Campiom, e o presidente da Fehosp (Federação Brasileira de Administradores Hospitalares), Edson Rogatti.

mbragato@al.sp.gov.br

alesp